sábado, 4 de setembro de 2021

Trilhos seculares - Entre Leonte e Porta Roibas

 


É quase infindável a lista de locais nos quais nos podemos maravilhar com uma conjugação de lugares e estados que se criam na Serra do Gerês. Desta lista haverá alguns que são especiais pelas suas particularidades e um desses lugares é Porta Roibas (ou Porta Ruivas).

Desconhecido de muitos e confundido por outros tantos, Porta Ruivas apresenta-se quase como um marco montanhoso em toda a Serra do Gerês. Digno das melhores paisagens do 'Senhor dos Anéis', da fantástica imensidão de 'Silmarillion' ou de um enredo da 'Guerra dos Tronos', Porta Ruivas leva-nos a percorrer uma das zonas mais selvagens da serra, seguindo por um percurso que iniciado nos Prados da Messe e dirigindo-se para Este nos poderá levar a Borrageiros e à mina que se abriga à sua sombra.



Em Porta Ruivas encontramos um pequeno, mas peculiar curral, exemplo do aproveitamento dos espaços por parte do homem serrano que viu ali como que uma fortaleza para guardar os seus animais durante os longos dias de vezeira. Se uma parte está defendida pelo promontório granítico que o caracteriza à distância, o curral abre-se para o abismo da Corga de Valongo encimado pelas Quinas da Arrocela. Mesmo ali adiante, o alto de Borrageiros é outro ponto distinto na paisagem, um colosso titânico adormecido e para o qual olhamos com reverência e respeito.

O percurso para chegar a Porta Ruivas iniciou-se na Portela de Leonte passando pela Chã do Carvalho após ultrapassar o inclinado caminho que ora nos surpreende pelo ziguezaguear encosta acima, ora nos surpreende para dimensão de uma «calçada», fruto de árduo trabalho do homem serrano. Atrás de nós, o gigante farol da serra vai ganhando corpulência e o Pé de Cabril ergue-se majestoso contra os céus que o veneram como um Deus adormecido. Para lá da chã, e num declive mais suave, chegamos ao Vidoal contemplando a imponência do Pé de Medela e Carris de Maceira na continuação de um quadro rochoso que nos assombra ao passar pelas profundezas dos Cântaros, pela verticalidade da Roca d'Arte e pela altivez de Lavadouros. Deixando o Vidoal para trás, e ladeando o Outeiro Moço por Norte, chegamos à Preza para contemplar o longo Vale de Teixeira. Daqui, sobe-se à Chã da Fonte (Alto das Ruivas) após contemplar o comprido vale entre o Cambalhão e Teixeira, e continua-se para o Curral do Conho através de Lamas de Borrageiro, Chã de Gralheira e Lomba de Pau.



Antes da descida para o Conho, facilmente se observa o nosso destino logo a seguir à imensa garganta que se abre em Fechinhas (ou Fichinhas, dependendo da pronúncia). Passando o Curral do Conho e seguindo o percurso da vezeira, passa-se o Ribeiro do Porto de Vacas e segue-se para o Curral da Pedra. Antes de chegar aos Prados da Messe devemos flectir à direita e descobrir as mariolas que nos levarão a entrar no Gerês quase selvagem.

Após entrarmos no pequeno vale que se segue aos Prados da Messe, designado Água da Pala, e de seguir pelo Rendeiro, vamos superar o primeiro colo caracterizado por uma série de mariolas e aqui teremos duas opções para chegar a Porta Roibas. Seguindo e mesmo percurso que está devidamente assinalado por grandes mariolas e recuperado, vamos chegar perto do Curral de Premuinho. De facto, é mesmo na corga anterior que devemos seguir à direita também por um carreiro marcado com mariolas e recuperado, e que nos levará a Porta Roibas! Ou então, mesmo antes de chegar a uma pequena corga, podemos baixar ao Curral de Bezerros e a partir daqui, olhando com atenção para a vertente que segue em direcção ao nosso objectivo, descortinar as velhas e pequenas mariolas que vão resistindo à passagem do tempo e que nos idos passados marcavam a ligação até às planuras que antecedem Porta Roibas e que nos levam a contemplar o imenso vale glaciar que se abre da Mourisca até Fechinhas.

O regresso poderá ser feito pelo trajecto inverso ou seguindo outros percursos até à Portela de Leonte (via Lomba de Burro / Costa de Sabrosa, ou Albas / Carris de Maceira) tendo em conta as condicionantes impostas pelo Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês.






















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: