quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Trilhos seculares - Pelos dias de Outono na Serra do Gerês

 


Caminhar na Serra do Gerês e percorrer sítios que já conhecemos, nunca nos faz considerar o tempo como perdido. Cada caminhada é diferente; os dias estão agora mais frios e silenciosos, as paisagens pintadas de outras cores com o Outono a tomar conta da palete do artista, os ribeiros mais sonoros e as nuvens apressadas correndo para algures.

Assim, a nossa mais bela serra nunca é igual e assim cada jornada é única… como a serra!

Pondo pés ao caminho no Arado, segui por entre o as fresco da manhã e por e entre as árvores que balouçavam à brisa dos primeiros raios de luz. Ainda na sombra do dia, o Rio Arado corre agora feliz por entre as penedias e os pássaros vão fazendo a sua banda sonora matinal. O caminho leva-me a contornar os Cabeços João Seda, passando o Curral da Malhadoura e o Curral dos Portos, chegando então à Tribela e seguindo pelo percurso da Grande Rota da Peneda-Gerês para baixar à Ponte de Servas. Daqui, subo ao Pinhô e depois enveredo pelo Vale do Rio Conho, passando os Portelos de Rio Conho. O carreiro, intensamente pisoteado dos dias do estio, vai-nos levar pela margem esquerda do Rio Conho até o atravessar já muito perto do Poço Azul.

Continuando agora na margem direita, vamos parando para nos maravilharmos com os alcantilados e formas graníticas que se vão perfilando e transmutando nas encostas da Carvalhosa e na Encosta do Sombreiro. No fundo do vale, a imensidão granítica da Roca de Pias vai-se aproximando à medida que chegamos ao Curral de Entre Águas e à confluência de três vales, com a Corga das Cerdeira e a Corga Giesteira a confluir no vale do Rio Conho. 

Enveredando pela Corga Giesteira, e trepando um magnífico carreiro que vai vencendo a encosta que se nos parece deparar invencível, chegamos aos contrafortes da Arrocela. Daqui, seguiu-se para a Chã do Pinheiro, passando junto da pala / abrigo pastoril e descemos para a Corga dos Fitoiros Negros onde tomamos um carreiro que nos levou ao Curral de Teixeira e daqui descemos de volta ao Arado.

Ficam algumas imagens do dia...







































 





Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: