sexta-feira, 30 de outubro de 2020

As actividades de montanha no Parque Nacional da Peneda-Gerês

 


Alguns conselhos e boas práticas para a realização de actividades de montanha dentro da área do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

A aventura e por vezes a vontade de conhecermos mais leva-nos a percorrer áreas mais ou menos «selvagens» dentro do PNPG. Porém, nestas ocasiões podemos estar a pôr em risco alguma espécie, por exemplo de aves, que nidificam no chão. Assim, convém tentarmos seguir pelos trilhos e caminhos já existentes, evitando abrir novos traçados. Na maior parte das vezes, o caminho mais curto não é o mais indicado e leva a um maior esforço. Um exemplo deste caso foi o que aconteceu com o acesso à Nevosa onde o velho carreiro pela encosta acabou por ser coberto pela vegetação ao mesmo tempo que se foi «abrindo» um caminho a festo que, mais curto, exige um maior esforço físico.

Na visita ao nosso único Parque Nacional respeite os valores naturais e culturais da zona: não danifique a flora nem colha amostras de plantas, líquenes, cogumelos, rochas e minerais. A nossa presença deve ser o menos notada e não devemos recolher nem perturbe a fauna. Os grupos grandes têm tendência de ser mais barulhentos e notam-se a grandes distâncias. Evite barulhos e atitudes que perturbem o meio que o rodeia.

O património é um testemunho da presença milenar do Homem nas serranias do PNPG. Não destrua o património cultural, histórico ou arqueológico.

Apesar de a informação estar disponível por diversos meios (Internet, telefone, prospectos, serviços do ICNF/PNPG, etc.), devemos respeiter a sinalização existente e indicações dos funcionários do PNPG.

Grande área do Parque Nacional é área não pertencente ao Estado, sendo gerida por Comissões de Baldios ou mesmo propriedade privada. Devemos respeitar esses limites e o modo de vida dos residentes.

Devemos sempre transportar de volta o lixo, até poder colocá-lo num contentor. As cascas de frutos e restos de alimentos não são adubo! 

Acampe ou pernoite apenas nos locais autorizados.

É importante e fundamental uma informação prévia dos locais e épocas em que se pode utilizar fogareiros. Deve-se evite fumar na floresta e respeitar a época em que é proibido fumar nessas zonas.

As actividades de montanhismo na Área de Ambiente Natural exigem licença, que deve ser solicitada nas Portas e outros Centros de Informação do Parque;

É obrigação der todos sermos os primeiros agentes de preservação do PNPG. Devemos comunique ao PNPG ou à GNR/SEPNA (linha SOS Ambiente: 808200520 ou www.gnr.pt) alguma infracção que seja presenciada.

Queixas no facebook ou noutra rede social não resolvem os problemas...

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: