quarta-feira, 5 de setembro de 2018

"Usos e desusos das Terras de Tourém"


“Usos e Desusos das Terras de Tourém – transformações socio-territoriais numa aldeia rural fronteiriça do Norte de Portugal com a Galiza” de Diego Amoedo Martínez (Obra ganhadora do XXII prémio Vicente Risco de Ciências Sociais)

Este ensaio é fruto da dissertação de mestrado intitulada: “Usos e desusos das terras de Tourém: transformações sócio-territoriais de uma aldeia rural fronteiriça entre a Galiza e Portugal” após uma pesquisa de campo realizada entre os anos 2011 e 2013 na aldeia de Tourém. 

O foco principal é a análise das transformações sócio-territoriais da aldeia decorrentes desde finais da década de 1960 e começos de 1970, momento em que o aumento da emigração contemporânea teve seu auge. Foram abordadas, portanto, duas vertentes diferenciadas das mudanças acontecidas na aldeia: transformações sociais e territoriais da aldeia de Tourém, através do termo terra. A terra é elevada aqui a categoria analítica, pois, é um termo usado pelos moradores da aldeia de Tourém, um termo polissêmico que se refere à aldeia, baixo a nomeação de minha terra; as terras seriam também os diferentes destinos da emigração pelos que passaram os vizinhos da aldeia; e, finalmente a terra, também faz referência á terra-produtiva, sustento da agricultura e pecuária que é a actividade económica mais importante. Através das trajectórias de vida das pessoas da aldeia e de suas histórias de família e de vida, combinam-se os diálogos teóricos com as descrições etnográficas dos usos e desusos das terras de Tourém; assim como os diferentes grupos sociais e os diferentes tempos que têm as pessoas que moram na aldeia. De forma mais explicita dialoga com conceitos como territorialidade, território, mudança social, trajectórias de vida e vida rural.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários: