sábado, 7 de julho de 2018

Contadores na Vª edição do Fiadeiro de Contos de Pitões das Júnias


A Vª edição do Fiadeiro de Contos contará com a presença dos contadores:

- Estefania Surreira
- Lénia Santos 
- Clara Haddad
- Miguel Sermão

O Fiadeiro de Contos irá decorrer nos dias 21 e 22 de Julho.


Vais faltar?


A Estefania Surreira terá a honra de abrir o Fiadeiro de Contos de 2018.

Fez formação em Técnicas de Introdução ao Teatro, tendo sido convidada, nos últimos anos, a participar em diversos projectos teatrais e em recitais encenados do Sindicato de Poesia de Braga.

Dedica-se ao estudo do Canto Lírico desde 1997 e participa, com regularidade, em recitais de canto e piano. Integra o dueto de Música Antiga e Experimental Folie à Deux e é vocalista dos NyX Kaos, banda de fusão entre a música electrónica, o piano digital e o canto lírico.


Apaixonada por Literatura e Ilustração para a infância, finalizou a Pós-Graduação em Livro Infantil, em Julho de 2014. Iniciou o seu percurso de contadora de histórias e mediadora da leitura, criando o projecto As tartarugas também voam, pondo o álbum ilustrado, a narração oral e a leitura dramatizada no centro do seu trabalho.

Dedica-se ao Hatha Yoga e à Meditação Tibetana desde 2008.


A Estefânia terá duas presenças no V Fiadeiro de Contos, fazendo a abertura do evento às 18h00 no Anfiteatro do Largo da Escola com uma apresentação para o público infantil e depois pelas 21h00 no Largo do Eiró no dia 21 de Julho.


A Lénia Santos estará em Pitões das Júnias para a Vª edição do nosso Fiadeiro de Contos!

Há Histórias que ocupam um lugar na prateleira da sala, do quarto, da nossa memória ou do nosso coração. Histórias que ganham o primeiro, o segundo ou o terceiro lugar. Histórias que foram ouvidas num lugar especial, no colo da mãe ou do pai, na biblioteca ou na escola. Histórias que são contadas num lugar, perto de quem as quer escutar e levar um pedacinho para recontar num outro lugar. Há histórias que nos fazem crescer e que nos transformam. Há histórias que cabem dentro de uma mala e do nosso coração.


No Universo da literatura oral descobri que ainda consigo sentir o embalo e o cante de minha mãe quando as palavras servem de colo. Ler, ouvir e contar para crianças é sentir crescer com elas nesta permanente descoberta do mundo e de nós próprios. Os idosos são guardiões do nosso património, conhecedores da memória colectiva, gosto de os ouvir e de partilhar histórias que são comuns. Desde 2007 que trabalho como mediadora de leitura em contexto de biblioteca e freguesias rurais com públicos escolar, familiar, bebés, crianças e idosos, na Biblioteca Municipal de Beja: a casa onde moram as palavras.
Quero ver, ver e conhecer …

“Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...”
Fernando Pessoa


A Lénia Santos estará na Vª edição do Fiadeiro de Contos com a sua presença no Largo do Eiró pelas 21h00 do dia 21 de Julho.


No dia 22 de Julho, a Clara Haddad irá fazer uma sessão de contos para o público infantil na Vª edição do Fiadeiro de Contos.

Actriz e contadora de histórias profissional. Nasceu na cidade de São Paulo/Brasil em 1975 e desde 2005 fixou residência em Portugal. Narra para todos os tipos de públicos, e em algumas ocasiões a narração é acompanhada por música ao vivo. O seu repertório é composto por relatos tradicionais árabes, brasileiros, portugueses e africanos.


Com sentido de humor, leveza e magia, Clara conta histórias que ouviu e aprendeu desde a infância. Já narrou por todo o Brasil e Portugal, Espanha, França, Bélgica e Venezuela em teatros, centros culturais, escolas, festivais, bares, etc. Em 2015 foi distinguida como a melhor narradora de língua portuguesa da Europa.


A Clara Haddad estará no V Fiadeiro de Contos no dia 22 de Julho pelas 18h00 no Anfiteatro do Largo da Escola.


Miguel Sermão irá apresentar as suas histórias na noite do dia 22 de Julho, sendo o terceiro contador na Vª edição do Fiadeiro de Contos de Pitões das Júnias.

Miguel Sermão nasceu em Luanda.

É actor e contador de histórias (estórias). Frequentou os cursos de: Fotografia (Arco ) Ciências da Comunicação (UNI) Tradução e Escrita Criativa ( Lusófona ) e estudou Teatro e Animação Social na escola de formação da Comuna Teatro de Pesquisa, onde é actor há 23 anos.

Trabalhou em teatro com vários encenadores, destacando-se João Mota, João Garcia Miguel, Álvaro Correia, Alfredo Brissos, Miguel Seabra, Feruccio Soleri, Luca Aprea, Rogério de Carvalho entre outros.

No cinema trabalhou com Luís Galvão Teles, Jorge António, Fabrício Costa , Pedro Costa, Edgar Pera, Jorge Silva Melo, Pedro Sena Nunes...

Na televisão trabalhou com vários realizadores como Sergio Graciano, Francisco Antunez, Manuel Pureza, Jorge Quiroga...

Como contador partilhou espaço com Ângelo Torres, Cristina Taclin, António Fontinha, Ana Sofia Paiva, Paulo Patraquim, entre outros.

Participou nos encontros Palavras Andarilhas, Lagos Festival, Sintra Anima, entre outros. Colabora também com as bibliotecas, do Barreiro, Seixal, Vale das Amoreiras, assim como diferentes escolas ...

É formador na área de expressão dramática para infância e juventude, encenador, dialogue coach, e director de actores para televisão.

Sem comentários: