segunda-feira, 18 de junho de 2018

Prados Caveiros v. Prados Coveiros


Recentemente no grupo do facebook "A minha palavra em Galego 2.0" o membro Domingos Amigo fez a seguinte publicação: 

""Cabeiro", o que está ao final e "cimeiro", o que está na parte mais alta. Estas expressões são de uso comum nos Ancares; a minha pergunta é: usam se no resto da Galiza,de Portugal,Brasil,Angola...?"

De imediato me surgiu uma possível explicação para a designação Prados Coveiros versus Prados Caveiros na Serra do Gerês. Na mesma publicação comentei o seguinte:

"E assim se explica uma toponímia na Serra do Gerês. Aqui, existem uns prados denominados 'Prados Caveiros' que eu sempre pensei ser uma deturpação de 'Prados Coveiros'. Estando numa zona extrema de uma das vezeiras, isto é, no final, faz assim todo o sentido chamarem-se 'Prados Caveiros'"

De facto, sempre achei estranho o topónimo 'Prado Caveiros' que nos leva ao termo 'caveira', o que de certa forma nada indicava ao relação ao local que se encontra numa 'cova' em relação à orografia envolvente.





Assim, e desta forma, sinto-me mais inclinado à designação de 'Prados Caveiros', isto é um prado final (da vezeira de Vilarinho da Furna) e cimeiro, pois encontra-se no topo do Peito de Escada, acesso desta vezeira àquele local.

Qual é a vossa opinião?

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: