sexta-feira, 17 de junho de 2016

Cães nas Minas dos Carris


Com a recente publicação de duas fotografias do cão 'Carris' que estava nas Minas dos Carris em 1951, Fernando Fundo referiu a existência de outro cão que também se encontrava no complexo mineiro.

Ora, a fonte das fotografias que publiquei aqui, referem que este é de facto o cão com o nome 'Carris'. No entanto, este interessante debate trouxe-me à memória várias outras fotografias nas quais surgem cães.

Em conversa com Fernando Fundo, também conhecido pelo 'Mil', este refere que "(...) este cão não me parece ser o 'Carris', parece-se ser um outro cão chamado 'Rapaz' que pertencia ao Sr. Bandeirinha, esse sim estava na parte da administração. O carris era o cão do povo por quem era adorado." Mais tarde, acrescentou "Analisando melhor a foto e se esta é de 51 é natural que este cão seja o 'Carris' ainda pequeno, porque o outro só apareceu por volta de 53, o 'Carris' tinha o pelo cor de palha o 'Rapaz' todo preto. Espero que a discrição ajude."

Ora, de facto as duas fotos seguintes são datadas de Agosto de 1951...



A fotografia seguinte é datada de Janeiro de 1951...


As fotografias parecem mostram o mesmo cão. Porém, na fotografia a seguir já surge um outro cão que provavelmente será o 'Rapaz'... Esta fotografia será datada de 1953 ou mesmo de Fevereiro de 1955.


Existem outras fotografias nas quais surgem também outros cães... As fotografias seguintes são datadas de Fevereiro de 1955...



Finalmente, a fotografia inicial desta publicação não é datada. Porém, poder-se-á assumir que tenha sido obtida em 1943 ou 1944. Também nela surge um cão...

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Fotografias © Paulo Gaspar / Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: