sexta-feira, 29 de abril de 2016

Trilhos lá fora - Peña Ubiña


Antes deste, deveria ter escrito algo sobre dois percursos feitos em Outubro de 2015 nos Picos da Europa, fica prometido para breve.

Teria de chegar o dia para tentar «conquistar» Peña Ubiña. O trabalho na Serra do Gerês tirou-me várias (muitas) oportunidades de desbravar este terreno já tão percorrido por muitos e que seria novidade para mim. É o ápice da regra 'não te preocupes, a montanha não foge de lá!'

Muitas vezes idolatrada, o percurso até Peña Ubiña perfilou-se muito mais fácil do que previa. Infelizmente, chegado aos 2000 metros, a meteorologia não ajudou e ficaram os últimos 411 metros para vencer.

Iniciamos o percurso em Tuiza de Arriba passando pela Iglesia de San Juan. Tal como recomendado, seguimos o percurso de Inverno seguindo pela La Pedrosa (1350 metros), El Meicin (1400 metros) e La Portillera (1450 metros). Já perto o Refúgio del Meicin passamos pela Braña Chuenga com os pequenos refúgios dos pastores. No refúgio, o frio que se fazia sentir foi temperado por um balde de café antes de sairmos para uma sessão fotográfica à paisagem que se apresentava coberta de neve e na qual o nevoeiro e as nuvens iam impregnando com um toque de misticismo.

O «ataque ao cume» deu-se entre El Chegu e El Llanu, seguindo em direcção a Peña las Rubias, ladeando-a pela direita para La Guiariza e passando por Fuente Terreros, La Forquetona e chegando a Puerto de Tuiza. Daqui, e atingindo a fronteira entre as Astúrias e Leon, seguimos um carreiro até atingir os 2000 metros, altura em que começou a nevar intensamente. Com a visibilidade reduzida, foi então tomada a decisão de regressar ao refúgio e depois empreender o regresso a Tuiza de Arriba.

Ficam aqui algumas fotografias da jornada.





























































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: