quarta-feira, 23 de março de 2016

236... Minas dos Carris nos primeiros dias de Primavera


Minas dos Carris, 22 de Março de 2016

Uma nova visita às Minas dos Carris com uma caminhada pelo Vale do Alto Homem.

Esta foi uma caminhada já com cheiro de Primavera, quando a Natureza ainda está a acordar do torpor dos dias de Inverno. A neve já desapareceu das paisagens mais óbvias do Gerês, mas lá pelos altos ainda marca a sua presença com espessos mantos que aos poucos vão derretendo num gotejar cadenciado pelo passar das horas.

O percurso fez-se normal ao lado do Rio Homem; a passagem da Abelheirinha marca sempre o primeiro quilómetro e depois segue-se a passo ligeiro até à Água da Pala, olhando sempre para os bordos da Encosta do Sol para tentar ver algum animal fugidio escondido pelas alturas da Bela Ruiva. Deixando a Água da Pala para Trás, chega-se ao Cagarouço, à profunda e misteriosa garganta do Cagarouço, antes de contemplas a Água do Concelho e de se subir as Curvas do Febra para chegar à magnífica paisagem que antecede a habitual paragem no Modorno. Daqui, continua-se a vencer o mar de rochas no qual aquele caminho se transformou, passando pelo Teixo, Águas Chocas e finalmente às Abrótegas, preparação e descanso para vencer os metros finais. Desta vez, decidi seguir pelas Lamas da Carvoeirinha, bordejar o Salto do Salto e chegar ao topo da Corga da Lamalonga, entrando assim no velho complexo mineiro.

Antes do regresso, passei longos minutos a contemplar a beleza das cabras selvagens que me permitiram, por entre o silêncio das ruínas, uma longa sessão fotográfica... bom, pelo menos até à chegada de um (ruidoso) grupo de espanhóis, mas que mesmo assim não foi o suficiente para as espantar.

Ficam algumas imagens do dia com a colecção de fotografias das cabras selvagens a surgir mais tarde...


































































































































Fotografias: © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: