sábado, 30 de maio de 2015

Taxa de acesso à Mata de Albergaria


No dia 1 de Junho de 2015 deverá recomeçar a cobrança da taxa de acesso à Mata de Albergaria.

Esta taxa de acesso aplica-se aos veículos motorizados e tem um valor de €1,50 por dia. Segundo a Portaria n.º 31/2007, de 8 de Janeiro, que veio fixar a taxa de acesso, esta tem por objectivo assegurar a preservação dos frágeis ecossistemas que caracterizam a Mata de Albergaria ao se aplicar medidas que passariam pela sustentabilidade da gestão dos recursos naturais, sujeitando a sua utilização ao pagamento de uma taxa de acesso, de acordo com o princípio do utilizador-pagador.

Residente e naturais estão isentos do pagamento da taxa.

Após a cobrança efectuada em 2014 (mas sem haver qualquer explicação por parte do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas ou por parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês sobre o destino dado aos montantes sobrados nos anos anteriores!) assistiram-se a trabalhos de reabilitação de parte da Mata de Albergaria, nomeadamente no que diz respeito à limpeza de matos, cumprindo-se assim (talvez pela primeira vez desde 2007) a um dos objectivos desta cobrança.

Com os montantes que vierem a ser arrecadados até 30 de Setembro, espero que o dinheiro seja de novo investido na preservação da Mata de Albergaria e que não se caia na tentação de encaminhar o dinheiro para outros destinos.

Entretanto, quem de direito poderia ir tapando os buracos na miserável estrada entre a Portela de Leonte e a Portela do Homem.

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: