domingo, 10 de maio de 2015

A Serra do Gerês em exclamações de outros tempos


As actividades de montanha são para muitos uma fuga ao rebuliço das cidades e aos dias mundanos das praias nacionais. Na montanha encontramos o nosso lugar no mundo, sendo reduzidos à nossa verdadeira escala, numa comovente insignificância perante titânicas forças que moldaram aqueles espaços.

As palavras de Ricardo Jorge, no seu livro "Caldas do Gerez - Guia Thermal", de 1891, descrevem com todo o rigor e de uma forma única aquilo que move muitos a procurar este isolamento retemperador ao caminhar pela Serra do Gerês:

"A serra do Gerez; que de tradições de bellezas naturaes, afamadas pela recordação dos viajantes e pelos trechos enthusiastas dos naturalistas! Se todo o Portugal é um paiz de pitoresco, o Gerez realça como o mais formoso trecho do seu solo abençoado.

Arrancar exclamações de transporte, aos que possuam a mais delicada esthesia dos quadros de montanha, aos que se deliciaram na digressão pela nossa provincia mais encontadora, e sobretudo áquelles que d'outras terras nos visitam, que extasiaram perante as serras florestadas mais celebres da Europa, é um titulo d'ufania para a nossa serra. O recorte esquisito dos seus macissos e cumiadas, as suas mattas virgens alastradas por valles e alturas, os mananciaes abundatissimos d'agua que por toda a parte jorra de seu ventre e joga em cascatas pelos fraguedos, o typo especial de flora e a curiosidade da fauna, imprimem-lhe um caracteristico de superior encanto para todos os que communguem no culto da montanha.

Bom o disse Link, que ao transpor o Cavado se passou o Lethes mythologico. Empolga-se o espirito da suggestão cultual da montanha; como que nelle se concentra aquela grandeza immensa, a enormidade das alturas, a enormidade das massas. E toda aquella vida exhuberante e liberrima, independente e nova, incute uma sensibilidade vigorante á alma alquebrada nos embates reateiros da lucta social. O culturismo da montanha, que alli um dos altares sagradis, possue uma sensualidade mystica, um poder roburante, como nada mais, na indestructivel idilatria da natureza."

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: