sábado, 2 de maio de 2015

As Caldas do Gerês em 1891


No seu "Caldas do Gerez - Guia Thermal", em 1891, Ricardo Jorge fazia-noz uma descrição das Caldas do Gerês, a famosa estância termal nas distantes serranias geresianas...

"A povoação das Caldas do Gerês, (...) era há 40 anos apenas habitada na temporada balnear. Hoje tem habitantes próprios, de número computável em 240. No apogeu da quadra chega a conter mais de 800 pessoas; e mesmo fora da estação, tem sempre uma população adventícia de operários, por causa das obras públicas e particulares.

O lugar das Caldas pertence à freguesia de Vilar da Veiga, de que dista 7 quilómetros, e ao concelho de Terra de Bouro que tem a sua sede em Covas. Hoje pela sua concorrência e desenvolvimento é a terra mais importante do concelho.

Jaz a estância à altitude de 468 m na aresta do vale, engastada entre as duas cordas de serrania, que limitam a profunda garganta. Sobranceiam-na de um lado e de outro os empinados alcantis; de nascente o cume da Pedra Bela e as vertentes do Varejeiro e Junco; do poente o cabeço da Pereira e Outeiro Rubio.

As casas ocupam apertada faixa entre o morro do sopé da montanha e a margem esquerda do Rio Gerês, que se despenha num leito inclinado de calhaus rolados: apenas algumas casas começam a edificar-se na escarpa aprumada da margem direita. Grande parte das primeiras edificações do século passado foram apeadas, a bem do aformosamento e da higiéne; subsistem ainda algumas, defronte dos antigos poços, com as suas longas varandas e as escadas exteriores de patamar.

A estrada atravessa as Caldas de lado a lado, dilatada em avenida. Passa rente da fieira dos Poços, que com o seu tecto piramidal semelham capelas, e facejam-na os hotéis, os edifícios que mais avultam. São nada menos de oito. Estrema-se entre eles o Grande Hotel Universal, vasta edificação em quadra, com o seu claustro ajardinado e jogos de água, grande sala de jantar, salão, gabinetes de leitura e jogo, iluminado a luz eléctrica, com todos os requisitos enfim de um estabelecimento de primeira ordem, de que o Gerês pode ufanar-se. Mesa excelente, de uma culinária apurada, e sujeita às prescrições dietéticas mais meticulosas - serviço de hospedagem desvelado - farmácia e serviço farmacêutico - consultório médico - casa de banhos frios e termais, - tudo ali se congrega para a maior comodidade do hóspede e do cliente.

O Gerês tem uma estação de telegrafo postal de serviço completo e correio duas vezes por dia, pela manhã e de tarde. É a sede de uma secçãi da guarda-fiscal e de circunscrição florestal do Gerês."

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: