terça-feira, 18 de novembro de 2014

Olhando para o passado na Serra do Gerês


Os recentes trabalhos de limpeza que estão a ser levados a cabo entre a Portela de Leonte e a Mata de Albergaria têm posto a descoberto alguns vestígios do antigo caminho florestal que ligava Leonte e o Chalet Florestal da Albergaria.

Certamente que muitos já terão visto os restos da antiga ponte que existem ao lado da actual ponte sobre o Rio Maceira um pouco abaixo da Água da Adega. Com a limpeza florestal ali feita é agora perceptível o antigo caminho que seguia após passar o Rio Maceira na direcção da Albergaria. Da mesma forma, na margem direita do Rio Maceira são bem notórios os trabalhos de consolidação da margem que foram realizados a quando da construção da velha ponte de madeira e pedra. Esta ponte deixou de ser utilizada quando foi alargado o caminho e construída a estrada entre a Portela de Leonte e a Mata de Albergaria e que seguia depois para a Mina do Salto do Lobo nos anos de 1942 e 1943.

Uma descrição dos trabalhos ali levados a cabo encontra-se no livro 'Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês'.





Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: