quinta-feira, 31 de julho de 2014

Currais do PNPG (XXXIII) - Curral do Cambedo


Para além dos carreiros de montanha que marcam a paisagem da Serra do Gerês, os currais são a outra característica que atesta a presença milenar do Homem nas serranias.

Com o passar dos tempos e com a alteração de costumes, alguns destes currais acabam por ser abandonados e a vegetação faz o seu trabalho ao reclamar o que em tempos foi dela (nunca tendo deixado de o ser!)

Inúmeros são estes lugares que eram utilizados para guardar o gado pela noite e para a plantação de centeio. Muitos destes currais são usualmente visitados pelo caminhante na Serra do Gerês; outros estão esquecidos e só lembrados nas memórias dos pastores. Faz falta um trabalho sistemático que faça a recolha desta valiosa informação e este é um trabalho urgente, correndo-se o risco de se perder (mais uma vez) uma parte importante da memória das populações da Serra do Gerês.

Recentemente tive a oportunidade de «descobrir» mais um destes currais através do conhecimento de dois pastores da aldeia de Pincães que me indicaram a localização do Curral do Cambedo. Este curral, há muito abandonado, localiza-se junto do Sobreiral à sombra das Quinas de Arrocela e mesmo ao lado da ponte que permite a passagem da ribeira da Corga de Valongo. O seu forno está totalmente coberto pelas giestas, mas facilmente se nota a sua delimitação. O curral era utilizado pela vezeira de Pincães.

A sua localização é 577452E 4623404N a uma altitude de 896 metros.

Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: