domingo, 17 de novembro de 2013

Trilhos seculares - Por Bostelo, Prado e Gamil


As gentes de S. João do Campo têm levado a cabo um trabalho notável na recuperação dos velhos carreiros de montanha, reavivando uma verdadeira rede de ligações entre diferentes áreas. Esta rede de caminhos permite-nos agora conhecer algumas zonas que estavam afastadas dos percursos habituais devido ao seu abandono. Assim, por zonas conhecidas vamos tendo novas perspectivas de paisagens conhecidas, tal como aconteceu nesta pequena incursão pela Serra do Gerês.

Foi uma manhã ventosa e fria que nos recebeu à entrada de S. João do Campo. O Outono instalou-se na montanha, mas ali parecia que já mandava o Inverno com as negras nuvens que caminhavam de Espanha a dissiparem-se na vertente Sul da Serra Amarela. Seguindo o estradão junto à pequena ponte e tirando partido mais adiante dos trabalhos de limpeza dos caminhos, passamos Corvelho em direcção ao Curral de Bostelo. Este curral guarda um forno em bom estado de conservação, sendo no entanto estranha a sua existência tão perto da aldeia. Quem ali dormisse, certamente não teria um bom ambiente em casa...

Do Curral de Bostelo seguimos o carreiro em direcção à Casa Florestal da Junceda passando pela Boca do Rio, mas antes tentamos escutar a voz das Fragas Que Falam. Infelizmente o forte vento fez com que a conversa fosse pequena, mas as fragas lá responderam aos nossos chamamentos mais ou menos entusiásticos. A chegar próximo da Junceda o carreiro bifurca-se. Decidimos passar junto da velha casa florestal e seguir por algumas centenas de metros o Trilho da Silha dos Ursos, porém mais adiante constatámos que a anterior bifurcação ajudaria a poupar o sobre e desce daquela parte do caminho.

Continuando pelo Trilho da Silha dos Ursos chegamos perto da Tojeira, mas aqui flectimos à direita seguindo em direcção ao Prado e daqui para o Covelo de Cima, passando depois para o Prado de Gamil que nos proporciona um bela paisagem sobre a albufeira de Vilarinho da Furna e da Serra Amarela. Em Gamil existe também um belo forno muito bem conservado e limpo, sendo este um belo exemplar a conservar.

Iniciando o nosso regresso ao ponto de partida, seguimos o carreiro de volta a S. João do Campo saindo a Norte de Gamil. Ladeando o Suadouro, passamos junto do Penedo Rachado e descemos de novo em direcção ao Corvelho, tomando então o estradão de regresso a S. João do Campo.

Algumas fotografias...
Serra Amarela
Serra Amarela
S. João do Campo


Forno do Curral de Bostelo
Forno do Curral de Bostelo


Prado
Prado


Serra Amarela vista desde Covelo de Cima

Prado de Gamil
Albufeira de Vilarinho da Furna



Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: