terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Trilho original no Vale do Homem

Já há muito tempo havia aqui escrito sobre o trilho que originalmente percorria o Vale do Alto Homem. tendo início junto da ponte sobre o Rio Homem, o trilho percorria a margem esquerda do rio até Água da Pala. Aqui, atravessava para a margem direita, percorrendo-a até pouco depois do Modorno onde voltava novamente para a margem esquerda já antes de atingir o Teixo.

Creio que o caminho seguiria para lá do Teixo em direcção às Águas Chocas e depois Chã das Abrótegas, pois só assim se explica um rudimentar abrigo existente nas Águas Chocas.

Esta parte do trilho no Vale do Homem terá sido abandonada após a abertura da estrada para as Minas dos Carris nos anos 40 por parte da Sociedade Mineira dos Castelos, Lda.

Há uns dias atrás a Alice Mota publicou do seu blogue Espírito da Montanha uma série de fotografias de Setembro de 1908 que mostram vários aspectos de uma expedição venatória então levada a cabo. Numa dessas fotografias (reproduzida em cima), vê-se uma parte do Vale do Alto Homem na qual é bem visível esse antigo trilho. É sem dúvida uma fotografia muito interessante e de grande valor histórico.

Já uma vez tentei percorrer esse velho trilho agora abandonado, mas a quantidade de vegetação é tal que impede uma progressão segura. Porém, seria interessante conseguir a sua referenciação através de GPS.

Fotografia - Torre do Tombo

Sem comentários: