terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Incêndio em Soalheira no Parque Nacional da Peneda-Gerês (Actualização)

Pelas 18:54 o incêndio continuava activo com duas frentes em povoamento florestal.

Foi accionado um helicóptero Kamov para o combate a este incêndio às 10:30. Pelas 12:14 o incêndio continuava activo com duas frentes em povoamento florestal.

Segundo dados da Autoridade Nacional da Protecção Civil, está a decorrer um incêndio florestal na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês mais precisamente em Soalheira, Terras de Bouro, acima de Ventuzelo e com fortes possibilidades de atingir a Pedra Bela.

Este incêndio foi declarado pelas 16:48 do dia 27 de Fevereiro com duas frentes activas em mato pelas 19:00. Nesta altura o Comandante das Operações de Socorro (COS) era o Adjunto de Operações Distrital de Braga ao mesmo tempo que chegava um Técnico do SMPC (Serviço Municipal Protecção Civil) e Técnico PNPG (Parque Nacional Peneda Gerês) ao Posto de Comando Operacional Conjunto (PCOC).

Pelas 19:46 o incêndio estava activo com duas frentes em povoamento florestal e a progredir em local de difícil acesso aos meios de combate terrestres, mantendo-se nesta situação até às 8:32 do dia 28 de Fevereiro. Pelas 1:40 o comando das operações de socorro era transferido para o 2º Comandante de Operações Distrital de Braga.

Às 9:38 o incêndio continuava activo com duas frentes em povoamento florestal. O local do Posto de Comando Operacional está instalado em Pontido (N 41º 40' 69,40'' W 008º 07' 994''). Estão a combater o incêndio 72 efectivos (38 bombeiros, 20 GIPS, 14 sapadores florestais e outros), auxiliados por 26 veículos operacionais e outros.

Segundo blogue Terras de Bouro, "Na zona da Foz do Pontido, o fogo que começou na tarde de domingo, numa área de floresta, reacendeu às 12.13 horas de ontem, e foi combatido por 37 elementos, incluindo 17 bombeiros, nove homens do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro (GIPS) da GNR e nove sapadores florestais, apoiados por 13 viaturas. Ao fim da tarde de ontem tinha uma frente activa."

E assim vamos nós nesta país em seca onde não existe elementos de combate aéreo a incêndios porque nunca se investiu neles, preferindo-se o compadrio do aluguer desses veículos a empresas privadas com uma forte penalização do Estado.

2 comentários:

White Angel disse...

Enfim... das poucas vezes que larguei algumas lágrimas de dor, foi ao ver essa encosta a arder há uns anitos atrás (um pouco mais a norte)... Não consigo entender como ainda não fizeram nada ou não fazem nada para evitar essas tragédias… :( :( :( Já temos tão pouca vegetação em todo o PNPG…

Gallaicos disse...

Os incêndios são fruto de gente local que anda completamente louca com planos de ordenamento! Desde 2009 que isto acontece! Se 100% de Geresianos amassem o Gerês estes helicopetros nunca passariam por lá.