segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Os limites...

Já havia reparado no vídeo (ainda) disponível no YouTube tendo como título "Afogamento no Gerês", mas tinha pensado tratar-se de um vídeo de uma brincadeira qualquer com um título para chamar a atenção. Como tal, nunca o tinha visto que está disponível aqui e aqui.

Hoje porém, o blogue Bordejar chamou a minha atenção para o vídeo. Sinceramente, não queria acreditar que alguém tinha a coragem de colocar aquele vídeo no YouTube. Estão ali expostos os últimos minutos da vida de alguém. Uma vida que se esvai junto de uma queda de água no Gerês. Pelas imagens, suponho tratar-se do Parque das Termas nas Caldas do Gerês.

Para além dos comentários que são feitos neste vídeo, fica a pergunta sobre onde devem ser colocados os nossos limites ao divulgar a morte humana. É certo que a Internet está cheia de vídeos e sítios onde a vida (ou a morte) humana é exposta de forma mais ou menos chocante, de forma que nos é mais ou menos indiferente. Mas mais uma vez se pergunta até que ponto é que nos deveremos permitir a nós mesmos a exposição de imagens deste tipo, principalmente imagens que estão disponíveis a qualquer um: tanto a um desconhecido como a um familiar daquele homem que morreu ao tentar salvar o filho.

...

2 comentários:

joca disse...

Não conhecia a história, mas encontrei esse vídeo recentemente e como tu fiquei chocado com a falta de sentido sobre os limites do que deve ser partilhado na net. O vídeo é de um mau gosto horrível e os comentários são absolutamente desprezíveis.

Lírio disse...

Rui!!!

Já espero tudo das acções e reacções humanas!!!Infelizmente não há limites!Basta ver as notícias que passam na TV!
Só me pergunto, como este grupo foi capaz de filmar um momento tão delicado e triste... eu acho que até me esqueceria que tinha uma máquina!!!