domingo, 4 de setembro de 2011

O património perdido da Peneda-Gerês (LI)

Esta série de entradas no blogue têm como objectivo mostrar a forma como os sucessivos governos deste país deixaram abandonar um valioso património em tempos construído para ajudar a vigiar e proteger as nossas serras, florestas e muitas áreas do mundo rural. Debruço-me de forma particular sobre as casas florestais (casas do guarda ou casas da floresta) dentro ou nas proximidades do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Até hoje já visitei a maioria das casas (ou deveria dizer ruínas?) e a maior percentagem destes edifícios encontra-se em abandono e ruína quase irrecuperável.

Hoje tive a oportunidade de visitar mais dois edifícios: a Casa Florestal de Vilar de Soente, Soajo - Arcos de Valdevez, e a Casa Florestal de Portelinha, Castro Laboreiro - Melgaço. A entrada de hoje é dedicada à Casa Florestal de Vilar de Soente.

Apesar de se encontrar já fora dos limites administrativos do Parque Nacional da Peneda-Gerês (mais precisamente a 781 metros), esta casa teve um papel importante na vigilância da Serra Amarela, da qual se tem um panorama fantástico, e de parte da Serra do Soajo, estando quase em linha de vista com a Casa Florestal do Ramil. Chega-se a esta casa através de um caminho florestal logo após o centro hípico próximo do Mezio. A distância entre a estada nacional e a casa é de 1,1 km.

Tal como a maioria das casas, a Casa Florestal de Vilar de Soente está vandalizada com as suas portas e janelas partidas e arrancadas, o que permitiu a entrada dos animais que cobriram o soalho com uma espessa camada de bosta! De particular é a sua lareira, sendo também ainda visível parte da cozinha.

Vilar de Soente ficou tristemente conhecida em Agosto de 2010 por ter sido evacuada devido à proximidade dos incêndios florestais que lavraram na Serra do Soajo durante vários dias. Felizmente, e ao contrário do que na altura havia sido referido, a casa florestal não foi destruída pelo fogo.

A Casa Florestal de Vilar de Soente está localizada a 41º 52'09N - 8º 18'28O e a uma altitude de 503 metros (GPS).

Ficam algumas fotografias que testemunham a triste realidade de mais este património perdido da Peneda-Gerês...
Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: