terça-feira, 19 de julho de 2011

170... desvendando trilhos seculares


Carris, 19 de Julho de 2011

O dia quase que ameaçou chuva, mas as previsões desta vez não se enganaram e a tarde trouxe um céu quase todo azul e um vento amenamente forte que ia refrescando o corpo húmido do suor.

A ideia era passar pelas Minas das Sombras a caminho das Minas dos Carris, depois regressar passando pela Portela do Homem. Iniciando a jornada junto da Ermida de Nª Sr.a do Xurés, Vilameá, seguimos o Sendeiro das Sombras que passando em Porta Paredes vai conquistando altitude vale acima até às Sombras. A jornada foi ligeira e paragem nas Sombras foi rápida para substituir líquidos...

Prosseguindo por velhos trilhos que antigamente serviam para se fazer a ligação entre os dois complexos mineiros, chegamos às Minas dos Carris onde paramos para almoçar.

O conhecimento da Serra do Gerês é para mim, um legado que gostava de deixar ficar registado para que no futuro aqueles que gostam de calcorrear as nossas serras de forma responsável, possam tirar o máximo proveito dela. Um dos trilhos mais espetaculares que se pode percorrer na Serra do Gerês liga o Curral de S. Miguel à Amoreira e percorre os píncaros serranos saltando de cá para lá entre Portugal e Espanha. Até há pouco tempo tinha a ideia de que este trilho teria duas variantes: uma descendo na Amoreira e outra descendo no Teixo para o estradão dos Carris. Porém, de facto, existe uma variante que pelas paisagens que proporciona é sem dúvida um sério candidato ao trilho mais espetacular de todo o Parque Nacional.

Subindo no Teixo e depois de passar o Modorno, encontramos à distância um velho e decrépito marco geodésico. A partir daqui é muito fácil seguir o trilho que bordeja o Vale do Alto Homem, entroncando no trilho da Cumeada à medida da Água da Pala.

O resto do caminho já o sabem...

Algumas fotografias do dia...


Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: