quinta-feira, 15 de abril de 2010

Inauguração do Parque Nacional da Peneda-Gerês a 11 de Outubro de 1970

A 11 de Outubro de 1970 era inaugurado o Parque Nacional da Peneda-Gerês com uma cerimónia levada a cabo com a presença do então Presidente da República, Américo Thomas, do Presidente da Assembleia Nacional, do Ministro do Interior, dos Secretários de Estados das Obras Públicas e da Agricultura, Eng. Vasco Leónidas, o Director do PNPG, Eng. Lagrifa Mendes, dos Governadores Civis de Viana do Castelo, Braga e Vila Real, além de muitas outras autoridades nacionais e de representantes do meio científico e da Liga para a Protecção da Natureza, comparecendo também autoridades internacionais e entre elas destacaram-se o representante da UICN, W. Burhenne, o representante dos serviços oficiais de Espanha, Prof. M. Elegido, e os governadores das províncias vizinhas de Orense e Pontevedra.

Ficam algumas fotografias desse dia no qual o Parque Nacional da Peneda-Gerês representava um passo em frente na conservação ambiental em Portugal, mas também o início do tormento das populações...
A primeira imagem mostra a chegada do Presidente da República Américo Thomas à sua chegada ás Caldas do Gerês enquanto que a segunda imagem mostra o Director-Geral dos Serviços Florestais e Aquicolas que em nome do Presidente da República declara aberta a Sessão Inaugural.

A imagem em cima mostra o Presidente da República a proferir o discurso de encerramento da Sessão Inaugural.
Este conjunto de três imagens mostram o Presidente da República após a abertura simbólica da «Porta de Leonte», a imagem simbólica da Porta de Leonte, e finalmente um aspecto geral da assistência à abertura simbólica da «Porta de Leonte».

Sem comentários: