terça-feira, 20 de abril de 2010

Regresso a Juriz e Rota do Contrabando - Trilho de Tourém

Pitões das Júnias / Tourém, 20 de Abril de 2010

Após o convite para regressar a Juriz a resposta só poderia ser uma e ainda por cima tendo a possibilidade de percorrer depois o PR6 - MTR 'Rota do Contrabando - Trilho de Tourém'. Assim foi e de manhã cedo já rumava calmamente a Pitões das Júnias para ver a Primavera a lentamente tomar conta de Juriz.

Depois de uma curta paragem no Preto, lá iniciamos a também curta caminhada até à aldeia medieval de Juriz, gardiã da Serra do Gerês. Percorrer as ruelas da pequena aldeia abandonada no passado, é sempre um prazer indescritível. Envolto num silêncio quase gótico, ou aqui e ali seguido o compasso do tilintar do gado que pasta não muito longe. Olando as rochas em busca de sinais místicos perdidos no tempo e encobertos pelo musgo das eras, percorre-se Juriz como uma visita e um desejo de de repente encontrarmos uma fenda temporal que nos transporte instantâneamente para uma nacionalidade não envergonhada pela governação do presente... longe da merda das taxas que nos querem mais uma vez tentar impingir!

Após a visita ao castelo que nos permite um largo horizonte só limitado pelas serranias que cortam os céus pontilhados de nuvens em tons de cinza, inicia-se o regresso a Pitões das Júnias pois o tempo urge. Uma curta viagem até à raia de Tourém e estamos nós já a percorrer o alongado Trilho de Tourém agora inserido na Rota do Contrabando.

Localizado entre Portugal e Espanha, o PR 6 MTR é um trilho circular com uma distância de cerca de 11 km atingindo uma altitude máxima de 917 metros e uma altitude mínima de 835 metros. Este é um trilho muito fácil que demora cerca de 3h 30 m a ser percorrido. De forma geral encontra-se bem sinalizado exceptuando a chegada à aldeia galega de Randin.

As aldeias de Tourém e Randin desde sempre tiveram vivências em comum e o contrabando é algo de viverá sempre na memória des gentes. Este percurso recupera assim uma das antigas rotas do contrabando e permite atravessar caminhos murados, campos de cultivo e carvalhais centenários.

A informação acerca do PR 6 MTR Rota do Contrabando - Trilho de Tourém está disponível aqui (Trilho de Tourém) e aqui (Rota do Contrabando - Trilho de Tourém).

Iniciando o trilho no Largo do Outeiro, Tourém, este começa por se dirigir ao núcleo do Ecomuseu de Barroso - Pólo de Tourém. Infelizmente estava encerrado. Percorrendo algumas ruas de Tourém e depois de passar pelo Forno Comunitário, o trilho seguem entre os caminhos de acesso a campos de cultivo até passar a Ribeira da Ponte Pequena. Ladeando o alto de Crestelo e depois de passar a estrada, o caminho prossegue em direcção ao marco de fronteira n.º 103 e passa junto do Marco do Castelo já em Espanha. Seguimos em direcção ao Marco dos Pesos. Antes de entrar em Randin, decidimos caminhar em direcção á albufeira de Salas e seguir a sua margem até A Campa, passando por A Cambeira.

Após uma paragem em A Campa, de facto junto do cemitério de Randin, prosseguimos o trilho e passamos a Ponte de Paradelas. Nesta parte o PR 6 MTR segue a estrada nacional mas depois vira à esquerda passando pelo Toxal de Outeiro Maior. É aqui que voltamos a terras lusas e seguimos em direcção á Capela de S. Lourenço, mesmo no limite da nacionalidade. A capela é uma construção do Século XVI edificada mesmo no limite de fronteira, sendo quase o último ponte de interesse do PR 6 MTR. A partir daqui o trilho dirige-se de regresso a Tourém.

Algumas imagens do dia...































Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: