quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Notas históricas (LXVII)

Carris, 12 de Fevereiro de 1947

A 12 de Fevereiro de 1947 a Sociedade Mineira dos Castelos Lda. enviava para a Direcção Geral de Minas e Serviços Geológicos do Ministério da Economia, um vale de correio no valor de 225$00 a fim de custear a elaboração do alvará de concessão definitiva da mina de volfrâmio do Salto do Lobo. O alvará n.º 3817 seria publicado no Diário do Governo a 15 de Março de 1947.

Não deixa de ser interessante referir que a concessão definitiva é atribuída quase dois anos após o final da Segunda Guerra Mundial numa fase em que o Governo Português estaria a levar a cabo uma inventariação dos bens alemães existentes em Portugal. A imagem seguinte mostra parte das primeiras construções existentes em carris durante a permanência de uma dessas comissões. Apesar de ser uma fotografia familiar não deixa de ter um valor histórico de extrema importância para a escrita final da história das Minas dos Carris.


A Sociedade Mineira dos Castelos Lda. seria pouco depois gerida por uma Comissão Liquidatária que no início dos anos 50 iria vender as diferentes concessões mineiras (das quais o salto do Lobo, a Corga das Negras n.º 1, a Lamalonga n.º 1 e o Castanheiro eram as mais importantes) à Sociedade das Minas dos Gerês, Lda. que as explorariam durante um novo conflito bélico que iria deflagrar.

Fotografia: © José Rodrigues de Sousa / Rui C. Barbosa
Fotografia: © Artur Batista / Rui C. Barbosa

1 comentário:

Anónimo disse...

Não sei como o consegues, mas as fotos e a documentação que publicas neste blogue "partem tudo"!!!!
Grande trabalho de investigação e de amor à causa.