terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Carris, local turístico?

Caldas do Gerês, 30 de Novembro de 2008

Andava eu a passear na última manhã fria de Novembro pelas Caldas do Gerês, quando a minha atenção é chamada por um placard turístico da Câmara Municipal de Terras de Bouro. Contendo informações simples, estes placards são sempre muito úteis aos turistas que visitam as Caldas do Gerês e o Parque Nacional da Peneda-Gerês em geral. Não sendo complicados, mostram os principais locais de interesse que podem ser visitados na Serra do Gerês e para os quais se deve ter proporcionado um acesso seguro e de belo interesse.
Qual não é o meu espanto quando reparo num ponto isolado salpicado no meio da Serra do Gerês com a indicação "Carris - 23". Sabendo que não é um autocarro, consultei de seguida a lista dos pontos turísticos de interesse referenciados no mapa que todo e qualquer turista ou visitante tem acesso nas Caldas do Gerês. Na referida lista lá estava "23 - Minas dos Carris" e para que não restem dúvidas (para os visitantes estrangeiros) "Carris Mines / Minas dos Carris / Mine des Carris".
As Minas dos carris constam até na lista de 'Miradouros' que podem ser visitados!

Assim, a Câmara Municipal de Terras de Bouro divulga as Minas dos Carris como um local de interesse e ponto turístico do seu concelho, um local no qual o acesso é restrito e um local no qual o visitante arrisca-se a conhecer a esferográfica e o postal de boas festas do SEPNA ou dos Guardas da Natureza. Ali está, em frente às termas para toda a gente ver, ler e ficar com vontade de visitar!

Mas a coisa não fica por aqui, de seguida rumei até ao singelo (sim, é um comentário irónico) posto de turismo das Caldas do Gerês e afixado numa das suas portas encontra-se um singular mapa onde mais uma vez surgem as Minas dos Carris como um ponto turístico...

Fotografias: © Rui C. Barbosa

13 comentários:

Jorge Nogueira disse...

Será uma Armadilha???
Será Futurologia???
Ou o PNPG no seu melhor???

Abraço

MEDRONHO disse...

Excelente notícia. ASSIM já se pode "subir" até aos Carris ;)

p.s: nada que um bom marketing/publicidade não faça....


medronho

Anónimo disse...

O desdobrável está on line no site da Câmara:
http://www.cm-terrasdebouro.pt/04turismo/mapa_tur/mapa%20Terras%20de%20Bouro.pdf

Será que houve já alguma alteração?

Anónimo disse...

E já agora, se me permitem,

Novidade no Parque Nacional da Peneda-Gerês: Trilhos apoiados por tecnologia PDA/GPS
http://portal.icn.pt/ICNPortal/vPT2007/O+ICNB/Centro+de+Documentacao/Noticias+-+Lista/Detalhe+Noticia/Noticia+tecnologia+PDA+GPS+PNPG.htm

ou ainda

http://www.youtube.com/watch?v=Sn-ICIT7iag

Rui C. Barbosa disse...

Não houve qualquer alteração, ainda. O placard já é antigo e o que se passa é a habitual falta de comunicação entre diferentes entidades oficiais, pois para o comum dos mortais é lógico que se possa caminhar até aos Carris.

Anónimo disse...

Gostei de saber esta informação...
Ora o PNPG diz que é proibido ir aos carris e nos pontos de interesse a CMTB diz-nos que os carris ate miradouro tem...

So uma duvida: Os carris ainda fazem parte do municipio de Terras de Bouro? Ou é municipio de Montalegre?
è que andei a pesquisar umas cartas topograficas do exercito e reparei que dava-me a informação que os Carris era freguesia de cabril, Concelho de Montalegre, Distrito de Vila Real!

Comfirmem sff:

http://scrif.igeo.pt/ASP/topo_cr.asp?XX=207418&YY=538103&INE=170601&id=79050&topo=0

Entao se é mesmo Concelho de Montalegre, penso que nao faz muito sentido ter uma informação como se fosse Terra de Bouro...

Abraço

Andre Silva
Cidade de Famalicão

Rui C. Barbosa disse...

Esta muito bem visto André e tem toda a razão!! Carris não pertencem a Terras de Bouro mas sim a Montalegre, Vila Real. Nem me tinha lembrado dessa!!!

DuK disse...

... não tenciono ir as minas tão cedo, mas se for e se for interpelado pelos guardas, ja sei o que dizer...
Mas em nada isto surpreende quem acompanha esta situação desde o seu inicio, as contradições são varias e anormal era se tudo estivesse organizado.
O PNPG ja nos habituou a estes "absurdos".
Parece-me claro que o PNPG esta desgovernado e a falta de dinheiro não explica incompetência, desconhecimento e prepotência.
Pelos vistos temos de continuar a visitar os Carris furtivamente e à boa maneira das antigas rotas clandestinas ;)

RotasdoBarroso disse...

Acho que esta situação, é mais uma no meio de tantas outras que acontecem neste pais em que vivemos..
é proibido, mas só para alguns!!!

Minas dos carris pertencem a barroso Montalegre, segundo toda a cartografia que conheço.

abraço
Miguel moura

Anónimo disse...

...mas, a ser proibido subir às minas dos carris, como é que o ilustre autor deste blogue lá vai tantas vezes? Tem autorização especial?

Rui C. Barbosa disse...

...por acaso, até tem, em virtude do trabalho que realiza. Mas uma leitura atenta do blogue (e não somente de uma entrada) poderá fazê-lo concluir que o que está em causa não é a "subida às Minas dos Carris" pois pode-se subir às Minas dos Carris por um sem número de acessos. O que está em causa é a passagem em zona de protecção total que para a maioria dos que lá vão passa completamente despercebida. Parece que no futuro tal não será assim, mas até lá...

Anónimo disse...

Já fui lá umas 5 vezes e em 3 dessas idas passei lá a noite só voltando no dia seguinte.

Rui C. Barbosa disse...

Agradecia que os comentários neste blogue fossem assinados pelos autores dos mesmos.