quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Notas históricas (XLV)

Carris, 26 de Abril de 2008

Partindo do princípio que é uma tradição se assinalar num determinado edifício a data do final da sua construção, então podemos deduzir que o complexo de casas para casais foi finalizado a 23 de Junho de 1956. A construção deste edifício, e de outros nas Minas dos Carris (então Mina do Salto do Lobo) foi proposta pela primeira vez pela Sociedade Mineira dos Castelos Lda mas somente concretizada pela Sociedade Mineira do Gerês Lda.

Em 1956, provavelmente na mesma altura em que se levava a cabo a construção dos edifícios nas Minas dos Carris, era finalizada a construção da represa dos Carris.
Nas actuais ruínas não são fáceis de encontrar datas nas quais nos possamos basear para traçar uma cronologia das mesma. Sobraceira à Garganta das Negras estava localizada o que eu penso ter sido uma antena para comunicações e cuja construção terá sido finalizada a 28 de Agosto de 1954.
Assim, em relação às datas de laboração das Minas dos Carris, a construção de muitos dos seus edifícios foi finalizada um ano antes da entrada do primeiro pedido de suspensão de lavra que surgiu a 23 de Julho de 1957 para esse ano.

Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: