segunda-feira, 21 de maio de 2007

Sinais...


Carris, 19 de Maio de 2007

Quem sobe o Vale do Alto Homem sem saber o que vai encontrar no final do caminho, observa ao longo dos 9,5 km até às Minas dos Carris um conjunto de sinais que antecipam o que irá encontrar. Porém, à medida que os anos passam estes sinais vão desaparecendo. Aqui ficam alguns...

O primeiro sinal de que algo de importante em tempos existiu no topo da serra será o próprio caminho cuja construção terá envolvido muitos homens. Ao longo dos seus quilómetros surgem pequenas construções para recolher e canalizar as águas que descem as encostas em direcção ao Rio Homem.


Muitas destas pequenas construções foram melhoradas nos anos 90 quando o Parque Nacional da Peneda-Gerês procedeu a trabalhos de reflorestação e manutenção do caminho. Com os elementos estes canais vão-se degradando e são já os poucos que cumprem a sua função.



Chegados à Água da Pala encontramos uma pequena construção do lado direito do caminho. Esta pequena construção, que se assemelha a um posto de controlo, fica junto do que então teria sido um edifício pré-fabricado de maior dimensões e que se encontrava no lado esquerdo do caminho. Deste edifício maior só resta a base de apoio das paredes pré-fabricadas.



Ao longo do caminho podem-se observar outras pequenas construções para a recolha das águas, pequenos muros e taludes de suporte, para além das pontes que hoje em dia são de betão armado mas que em tempos eram somente de madeira.


Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: