segunda-feira, 8 de maio de 2023

Trilhos seculares - A ida e a volta aos Prados da Messe (e trazer de volta o lixo dos outros)

 


Infelizmente, e devido a compromissos profissionais, não me foi possível participar no Dia dos Covais, tal como desejava. O Dia dos Covais antecede a subida da vezeira para a serra e é neste dia que os vezeireiros se juntam, tal como combinado e seguindo uma tradição secular, para fazer a manutenção dos caminhos, condicionar as mariolas e preparar os abrigos pastoris para as noites de Verão a guardar a vezeira.

Assim, a Vezeira do Vilar da Veiga, contando com a participação de alguns vezeiros da Ermida, subiram serra acima para arranjar os caminhos, condicionar as mariolas e preparar os abrigos pastoris, preparando tudo para que no dia 14 de Maio os seus animais possam subir para as pastagens de altitude, onde ficarão até finais de Setembro ou meados de Outubro, se os dias frios do Outono vierem mais tarde.

Desta vez, os homens da vezeira passaram algumas horas no abrigo dos Prados da Messe. No entanto, ao lá chegarem, depararam-se com o cenário que a fotografia seguinte mostra.

A utilização dos abrigos pastoris pode ser feita por todos os que demandam a tranquilidade retemperadora da serra, se bem que condicionada à presença dos pastores, pois são propriedade dos baldios ou das vezeiras, tendo estes a óbvia prioridade. Sendo uma casa comum, para alguns não será mais do que um chiqueiro onde gostam de dormir, pois a quantidade de lixo - nomeadamente garrafas vazias - que por lá deixam ficar é apenas a amostra da sua imbecilidade e estupidez.

Gosto de passar pelos sítios e de sentir que sou o primeiro que por ali passa e desta maneira, fico agradecido a quem leva o seu lixo de volta, mesmo as cascas de fruta que os mais badalhocos insistem fazer bem ao entorno... "É adubo", dizem!

A imagem em cima mostra também que não é só no Entroncamento que acontecem fenómenos curiosos. Por aqui, as garrafas vazias pesam mais do que quando lá chegam cheias! É curioso! Ou então, são as horas inebriantes da noite que acabam por turvar o discernimento dos valentes. Pena que nada disto surja no 'Insta' ou num «reels do 'Face'». 

Assim, quando soube da quantidade de garrafas existentes no abrigo dos Prados da Messe, disse a um dos elementos da vezeira que ia lá buscá-las e a caminhada deste dia foi dedicada a isso mesmo. Trouxe o que pude e o que cabia na mochila. Lá ficaram algumas mais que certamente serão trazidas de volta num outro dia.

A caminhada fez-se cedo subindo a Costa de Sabrosa e passando a Lameira das Ruivas e topo da Corga da Água dos Vidros, seguindo depois para a Lomba de Burro e baixando para os Prados da Messe. O regresso foi feito no sentido inverso. 

Esta foi também uma forma de assinalar o 52.º aniversário do Parque Nacional da Peneda-Gerês.














Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: