quinta-feira, 11 de maio de 2023

Trilhos seculares - Do Arado ao Poço Azul

 


Uma passeata desde o Arado até ao Poço Azul que começou no entroncamento de Pala Freita.

Seguindo a estrada florestal até à Ponte do Arado, segui depois para o Miradouro da Cascata do Arado e continuei a subir até entrar na Corga de Giesteira. Antes de chegar ao Curral de Giesteira, fleti à direita e subi a pequena Corga do Urso, tomando depois o caminho florestal que termina um pouco mais adiante e segui por um carreiro de pé posto que me levaria, juntamente com dezenas de cabras domésticas, até ao Curral de Coriscada (Portelos).

Com o dia a começar fresco, ainda mais fresco ficou com o vento que soprava em altitude e do qual, apenas a passagem de Verão na Corga de Giesteira, daria algum descanso. Tomando este carreiro, chegaria ao Curral de Arrocela e subido ao colo imediatamente em cima, iniciava a descida para Entre Águas e o seu curral.

No final da descida, segui o carreiro que percorre do Vale do Conho e chegaria ao tranquilo Poço Azul que encontrava solitário, permitindo-me assim uns momentos de tranquilidade naquele bucólico recanto.

Após o almoço, e já com gente a alterar a paisagem e tranquilidade do local, iniciei a parte final do percurso que me levaria às imediações do Curral de Pinhô e depois a passar pela Ponte de Servas a caminho da Tribela, Curral dos Portos e Malhadoura, seguindo depois para o ponto de partida da jornada.







Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: