segunda-feira, 15 de maio de 2023

Andar de cavalo para burro

 


Nos últimos tempos cada vez escuto e leio mais afirmações sobre a quantidade de lixo que se encontra pelas serras do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

Ora é o lixo espalhado pela Mata de Albergaria, ora são as sanitas a céu aberto na Pedra Bela. Ora é o lixo nos abrigos dos pastores, ora é o lixo escondido entre as rochas nos caminhos. Ora são depósitos de lixos nas Minas dos Carris, ora é o lixo visto nas bermas das estradas que cruzam as serras.

Subitamente, parece que regredimos e se até há bem pouco, pouco lixo se via pela serra, nos últimos tempos este tem surgido, como se a mudança de estação tivesse trazido um tipo de visitantes às serranias do Parque Nacional aos quais já não estávamos habituados.

Como é óbvio isto tem repercussões em quem vive no PNPG ao verem as suas aldeias, lugares, caminhos e abrigos conspurcados com uma presença que acabam por não, obviamente, desejar.

A minha mais recente visita às Minas dos Carris pelo Vale do Alto Homem foi reveladora de maus comportamentos e de muito lixo, quer no caminho quer por entre as ruínas que há muito não via assim tão sujas. As noites passadas no alto da serra devem turvar o discernimento de por quem lá fica... será da altitude, certamente.


O cliente da Decathlon com o cartão de fidelidade 2091286734282 pode estar orgulhoso da badalhoquice que por ali deixou ficar.

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: