sábado, 27 de maio de 2023

Serra do Gerês - Caminhada ao Cabeço de Istriz e Curral das Mesas

 


Dia cinzento a ameaçar chuva que somente acabaria por chegar de forma mais intensa de tarde. A pequena jornada levou-nos ao Cabeço de Istriz (Estriz) e depois ao Curral das Mesas, à sombra do Pé de Cabril.

A caminhada seria curta, não mais de 6 km, e iniciou-se junto da Casa Florestal de Junceda, seguindo inicialmente pelo traçado do PR11 TBR Trilho das Silhas dos Ursos, passando o Vale do Meio até à Manga da Tojeira. Com a vista sobre a Boca do Rio e o Curral de Gamil lá ao longe, seguimos na direcção da Fenteira do Prado e depois subimos ao Prado.



Do Prado, seguimos para o Curvato com a sua paisagem para o lado Nascente do Vale do Rio Gerês e tomamos as velhas mariolas que nos levariam até ao Cabeço de Istriz. Aqui, a paisagem deixa-nos o olhar deslizar até ao fundo do Vale do Rio Gerês, passando as Caldas do Gerês, o Vilar da Veiga e chegando a mergulhar na albufeira da Barragem da Caniçada. Mais perto, a Costa da Cantina distingue-se pela sua mancha arborizada que se eleva desde a Estrada Nacional E308-1 até ao Curral da Raiz. A encosta, dobra-se na Corga de Mourô e ao longe o pináculo rochoso do Pé de Medela domina a paisagem.

O objectivo do dia, era relembrar a entrada do Curral das Mesas que se abriga à sombra do Pé de Cabril. Voltando ao carreiro de Pé de Posto na direcção do farol da serra, chegamos à sua base a Sul, volteando então para Poente até encontrar as mariolas que nos levaram à chã que constitui este curral natural. Não passou muito até chegar à sua pala que servia de abrigo pastoril. O local é sinónimo de beleza e tranquilidade tendo como pano de fundo os espigões do Pé de Cabril que é observado de um ângulo pouco usual.

O regresso a Junceda foi feito pelo percurso inverso passando no Prado já sujo com lixo orgânico que não estava lá uns minutos antes...











Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: