segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Vestígios de Roma nas margens de Vilarinho?

 


Com a acentuada descida das águas da albufeira da Barragem de Vilarinho das Furnas, ficam à descoberta alguns locais que são interessantes sobre o aspecto histórico do Vale do Rio Homem naquela área.

Sabemos que o vale foi ocupado de diversas formas, sendo a ocupação agrícola da Veiga de Linhares a que mais o marcou. Porém, sabemos a implementação da famosa Fábrica dos Vidros, da velha localização da Casa Florestal da Bouça da Mó, da localização da mutatio de Berbezes na Bouça da Mó, e da passagem de vários caminhos rurais que ligavam a milenar Vilarinho da Furna ao entorno tanto na Serra Amarela como na Serra do Gerês.

A presença romana do local não passa despercebida através dos vários miliários agora presentes na Estrada da Geira. Sabe-se de uma ou outra zona onde a rocha era aproveitada em pedreiras para a construção da Geira e para o fabrico desses miliários. Veja-se, por exemplo, o caso da pedreira junto da Ribeira do Pedredo, no Bico da Geira.

Porém, são vários os locais agora a descoberto onde parece que se tentou extrair o granito, quer seja para os miliários, quer seja para outras aplicações. Em breve, estes locais estarão de novo submersos e assim, aqui fica um pequeno registo fotográfico de possíveis vestígios de Roma nas margens de Vilarinho.





Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: