domingo, 21 de agosto de 2022

Um outro abrigo pastoril no Prado?

 


O Prado é um curral natural pertencente aos baldios do Campo do Gerês e que é característico pela beleza proporcionada pelo espaço e por uma certa natureza morta na presença dos velhos carvalhos secos.

O seu abrigo pastoril não passa despercebido e a sua estrutura é semelhante a outros abrigos que podemos encontrar na Serra do Gerês (por exemplo no Curral de Tirolirão). Porém, e tendo em conta que o típico abrigo pastoril da Serra do Gerês é o 'forno pastoril' semelhante a um igloo, surge-nos a interrogação: "Será que por ali existia também um abrigo pastoril tipo 'forno'?"

A questão é pertinente se tivermos em conta que tanto o abrigo existente no Prado como o abrigo existente em Tirolirão, são énicos na sua forma. Veja-se, por exemplo, o abrigo existente no Curral de Bostelo ou no Curral de Gamil, ali tão próximo, bem como o alagado forno pastoril existente no Curral de Lameirinha (Covide).

A localização do actual abrigo pastoril em forma de 'cabana' permite a vigia da vezeira no prado a Nascente e será pertinente supor que teria sido construído no mesmo local onde poderia ter existido um forno pastoril, o que tornaria complicada a resposta à questão anteriormente colocada. No entanto, e de forma casual, ao observar o cenário a Poente do actual abrigo, deparamos com uma singular disposição de algumas rochas que não me parece casual.

Uma observação atenta e um pouco de imaginação, sim, porque ela é necessária nestes casos, leva-nos a definir o que terão sido as paredes de um antigo abrigo que seria utilizado na vigia do prado que se atravessa na direcção da Fenteira do Prado. Por outro lado, algumas das rochas caídas no seu interior poderiam ter sido utilizadas na cobertura do abrigo pastoril, alagado já antes da construção da actual cabana que terá utilizado rochas do abrigo mais antigo.

Com isto, podemos também questionar se em Tirolirão (ou mesmo no Curral de S. João do Campo) não terá existido um forno pastoril posteriormente substituído pela actual cabana?


Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

1 comentário:

Francisco Ascensão disse...

Sem dúvida que quando lá fomos, fiquei convencido depois de o Rui o ter explicado, que era um antigo forno pastoril. É essa "imaginação" que percebi que temos de ter. Se fosse eu nunca descobriria tal abrigo.
Já procurou tentar explicar a gente do campo do Gerês, essa ideia mostrando lhes as fotos ou indo lá?
Acho difícil de se ignorar essa estrutura depois do levantamento dessa hipótese.