sábado, 20 de agosto de 2022

Trilhos PNPG - Trilho Castrejo (inc) e Castelo de Castro Laboreiro

 


O Trilho Castrejo é um trilho de pequena rota que nos leva a percorrer as paisagens peculiares da Serra da Peneda ao longo de toda a sua extensão, acompanhando a parte inicial (ou final) da GR50 Grande Rota da Peneda-Gerês.

Desenhado para mostrar a peculiaridade das brandas e inverneiras de Castro Laboreiro, o percurso inicia-se com uma subida suave a sair da vila, o trilho vai flectir para esquerda nas fraldas da serrania em direcção à aldeia do Barreiro passando por bosques de carvalho-alvarinho onde também se encontram azevinhos, loureiro e medronheiros, encontrando também teixos, vidoeiros e o carvalho-negral. O trilho desce, por vezes de forma acentuada, até atingir uma velha ponte e finalmente cruzar as silenciosas casas do Barreiro. Atingimos depois uma linha de água onde podemos encontrar espécies como o freixo, o salgueiro, amieiro e choupo.

Passando Podre, subimos para a inverneira da Assureira que nos vai levar a cruzar a estrada que liga Ribeiro de Baixo a Castro Laboreiro, para nos dirigirmos à belíssima Ponte Nova, ou Ponte Cavada Velha, sobre o Rio Laboreiro. Aqui, deixa-se a companhia da GR50 e prosseguimos, passando ao lado das Cabeçãs e em direcção à aldeia da Curveira após cruzarmos a estrada em direcção à Ameijoeira. Após sairmos da aldeia entramos num trilho de pé posto em direcção ao Bico do Patelo. As paisagens vão-nos enchendo a alma à medida que a característica formação geológica se vai tornando cada vez maior. O Bico do Patelo faz-nos lembrar o bico de uma ave petrificada que vigia para toda a eternidade o vale.

Após atingir uma das partes mais altas do vale, o trilho inicia a descida até ao estradão que nos pode levar ao santuário da Sra. de Anamão, seguindo à direita num entroncamento. Nesta ocasião, desviamos o percurso em direcção a Caínheiras, não passando no santuário nem visitando as brandas nos limites do planalto.

Após Caínheiras, o percurso passa pela aldeia de Varziela e após cruzar a pequena Ponte de Varzea, iniciamos uma curta subida, descendo depois para o Vale do Rio Laboreiro através de um traçado novo recentemente inaugurado que traz uma mais-valia a este já belo percurso pedestre. No entanto, apesar da sua beleza, esta nova parte do traçado pode trazer algumas complicações nos dias de Inverno devido aos acentuados declives e passagens por zonas húmidas.

O Trilho Castrejo é um percurso pedestre que se recomenda, estando bem sinalizado em toda a sua extensão, tendo no entanto de se ter especial atenção após a passagem do Bico do Patelo e em direcção à Seara.

Ficam algumas fotografias do dia...























































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: