quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Trilhos seculares - Da Portela de Leonte ao Curral da Raiz e Vidoal

 


Os dias quentes do estio limitam-nos as distâncias que por vezes estamos dispostos a percorrer na montanha. Porém, quando a chega a vontade de calcorrear os velhos carreiros da Serra do Gerês, é difícil de resistir à tentação e acabamos por definir um pequeno percurso que nos leve a espaços onde podemos sentir o pulsar da natureza sem a nefasta influência dos veraneantes de praia na montanha (sim, chamem-me lá de elitista!).

O percurso que liga a Portela de Leonte ao Curral da Raiz e depois ao Prado do Vidoal, foi o suficiente para ter a sensação que procurava por paisagens que nos vão surgindo e que se vão alterando à medida que o nosso estado de espírito se molda ao que a Serra do Gerês tem para nos oferecer.

Apesar de ser um percurso curto, os desníveis necessitam de algum esforço, seja qual for o sentido que decidimos percorrer. Usualmente, e iniciando na Portela de Leonte, começo por dirigir-me na direcção da Fonte do Escalheiro e daqui descer para a Estrada Nacional EN308-1. De facto, este ligeiro troço segue o antigo traçado do caminho florestal que nos idos da primeira metade do Século XX ligava as Caldas do Gerês à Portela de Leonte. Temos de ter em atenção que o entorno foi substancialmente alterado devido às obras quer então foram realizadas para melhorar o acesso às casas florestais que entretanto eram construídas ou melhoradas.



O caminho deixa-nos então na estrada nacional não muito afastados da Cascata de Leonte que vai ficar à nossa direita. Prosseguindo pela estrada na direcção das Caldas do Gerês, vamos passar pela Corga de Mourô e logo adiante, à nossa esquerda, vai-se elevar a Costa da Cantina. Pouco após passarmos a Fonte da Cantina, tomamos um antigo caminho florestal que nos levará encosta acima, passando inicialmente por uma mata de cedros e depois por uma frondosa mata de azevinhos antes de se abrir para os matos rasteiros típicos das alturas Geresianas. Aqui, o horizonte vai-se abrir para todo o Vale do Rio Gerês até à albufeira da Barragem da Caniçada e encimado pelo espigão do Pé de Cabril. Também visível surgirão as alturas do Pé de Salgueiro, mais tímido à nossa direita.

O carreiro vai então subir até chegar ao bucólico Curral da Raiz, seguindo depois para a Corga de Mourô que nos proporciona um magnífico cenário das Fragas de Mourô na antecipação das paredes alcantiladas do espigão Nascente do Pé de Cabril. O percurso vai-nos levar a passar pelo Mourô e logo a seguir chegamos ao Prado do Vidoal, um ex-libris da Serra do Gerês com os seus carvalhos e cabana de pastoreio tendo como pano de fundo o Pé de Cabril, Carris de Maceira e Roca d'Arte.

O regresso é feito pelo típico caminho da vezeira bem referenciado com mariolas até à Portela de Leonte.




























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: