sábado, 6 de agosto de 2022

Serra do Gerês - Das Rocas aos Portos, uma caminhada pelos domínios da Ermida

 


Esta caminhada levou-me desde o Miradouro das Rocas até ao Curral dos Portos seguindo parte do traçado da GR50 Grande Rota da Peneda-Gerês e do Trilho do Sobreiral da Ermida.

O Miradouro dos Portos tira partido de um encastelamento característico do granito tão vulgar na Serra do Gerês, proporcionando uma vista única para o vale do Rio Arado, para o Vale do Rio Cávado e para as elevações geresianas, entre as quais o Borrageiro e a Arrocela.

Saindo do miradouro, entra-se no carreiro assinalado e segue-se em direcção à aldeia comunitária da Ermida, seguindo então para a Cascata da Rajada que neste dia estava triste e quase sem água. Com o calor a começar a apertar, a pequena lagoa que vai resistindo serviu para refrescar um pouco o corpo e a alma.

Subindo pelo magnífico carreiro do pastoreio que vence a Encosta da Quebrada, passa-se sobre as Sobreiras Bastas e entra-se na Chã Grande à vista da Fraga de Vizeu, seguindo então pela Corga do Espeto (continuando no traçado da Grande Rota da Peneda-Gerês) e chegamos a Tribela. Aqui, flectindo à esquerda, deixamos a GR50 e seguimos em direcção ao Curral dos Portos, local escolhido para o repasto.

A parte final do percurso levou-nos a passar pelo Curral de Malhadoura e a percorrer o caminho florestal que, passando na Ponte do Arado, nos levou de volta às Rocas.

Ficam algumas fotografias do dia...









Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: