quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Trilhos seculares - Pequena Rota dos Prados

 


Inserida no programa de caminhadas guiadas da Associação Gerês Viver Turismo, a Pequena Rota dos Prados é um percurso que se desenrola na Serra do Gerês e que nos leva a visitar três prados com início a partir de Junceda.

Saindo do estacionamento de Junceda seguimos em direcção à Casa Florestal de Junceda, onde tomamos durante algumas dezenas de metros o traçado do Trilho da Silha dos Ursos, mas quando este desce para um pequeno regato, seguimos à esquerda em direcção à Manga da Tojeira. Após passar dois portelos entramos numa pequena chã (Manga da Tojeira) e mais adiante voltamos a encontrar durante mais algumas dezenas de metros, o traçado do Trilho da Silha dos Ursos.

Continuamos à vista da Tojeira até chegarmos a uma portela que abre para um maravilho vale (Boca do Rio) tendo como pano de fundo a paisagem do Curral de Gamil. Nesta portela encontramos uma placa que nos indica a direcção do Pé de Cabril e seguimos nesse direcção acompanhando as mariolas que nos levarão à Fenteira do Prado.

Da Fenteira do Prado segui então na direcção do Prado com o seu abrigo pastoril. Deixando o Prado para trás, rumei ao Covelo percorrendo o Covelo de Cima até encontrar o carreiro que me levaria ao Curral de Gamil, daqui descendo à Boca do Rio e depois seguir para a Chã de Junceda, terminando este pequeno percurso mais adiante.








Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: