quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Uma anedota a que atribuímos a sigla 'ICNF'

 


O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) não nos pára de surpreender, ou quiçá, espantar!

Numa altura em que se fala do regresso da chuva nos primeiros dias de Setembro, o valoroso ICNF - muito preocupado vá-se lá saber com o quê? - emite um aviso de 'Perigo de Incêndio Rural' para o concelho de Terras de Bouro entre 31 de Agosto e 4 de Setembro no qual indica que existe 'Risco muito elevado de incêndio' para o dia 3 de Setembro.

Ora, consultando a previsão (a seguir) do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, esta mostra a previsão 32% de possibilidade de chuva para dia 3 de Setembro (Sábado), sendo antecedido por dois dias onde a previsão de chuva é de 44% (dia 1) e 63% (dia 2). Segundo o IPMA, a temperatura máxima para dia 3 é de 23.º C e a mínima é de 13.º C.


Estas previsões do IPMA estão em linha com o que vários sítios de meteorologia apontam para esses dias, isto é, o regresso da chuva, mesmo que sejam aguaceiros pouco intensos, acompanhados com uma descida das temperaturas.



Recordemos que "nos dias de perigo 'muito elevado' ou 'máximo', é proibido circular ou permanecer em áreas florestais públicas ou comunitárias, incluindo a rede viária abrangida, quando inseridas em APPS (Áreas Prioritárias de Prevenção e Segurança)"

"Nos dias de perigo 'muito elevado' ou 'máximo' é proibido desenvolver actividades culturais, desportivas ou outros eventos organizados que justifiquem a concentração de pessoas em territórios florestais, quando inseridos em APPS."

Mais uma vez, vamos se estas condicionantes se aplicam a todos ou somente àqueles que prestam atenção às regras ou que trabalhem de forma legal. Ou será que o ICNF terá o bom senso e o discernimento de uma vez por todas adoptar um sistema que realmente se adeque à realidade da floresta nacional?

Sem comentários: