domingo, 13 de fevereiro de 2011

Postais do Gerês (LXXX) - 'Gerez - Mosteiro da Senhora da Abadia'

Situado nos contrafortes da Serra do Gerês, o Mosteiro de Nossa Senhora da Abadia é o motivo para este postal dos princípios do Século XX editado pelo Bazar Soares - Porto e baseado numa fotografia da Foto Marques - Braga.

Segundo o que se e contra referido em diversos sítios da Internet, a história da devoção de Nossa Senhora da Abadia está ligada ao Mosteiro, ou Abadia da Ordem de Cister, do povoado de Bouro de Santa Maria, município de Amares, distrito de Braga. Amares ocupa a região central do Minho, tendo como limites a serra do Gerês e a confluência dos rios Homem e Cávado. Terra de grande fervor religioso, desde o alvorecer da nação portuguesa, pois a região desfrutava de certa autonomia religiosa até ser incorporada na diocese de Braga, em 1514. Próximo à Serra de Gerês fica o povoado do Bouro de Santa Maria, onde no final do século IX, existia o Mosteiro da Montanha.

Nessa época, durante as invasões dos árabes muçulmanos, os monges tiveram de abandonar a Abadia à pressa, ocultando a imagem da Virgem Maria, numa gruta mais distante. Séculos mais tarde, a Abadia foi ocupada pelo solitário eremita Frei Lourenço, já idoso e com fama de santidade. A ele, também se juntou Paio Amado, um fidalgo da corte de Dom Afonso Henriques, que após a morte da esposa abandonou a vida mundana para se dedicar somente a Deus.

Alguns anos depois, diz a tradição que, certa noite durante as orações, o então Frei Paio avistou uma misteriosa luz, no meio do bosque da montanha. No dia seguinte contou ao Frei Lourenço, que à noite, juntou-se a ele para as preces e também viu a intensa luz surgir no mesmo local.

Ao amanhecer os dois foram para lá e encontraram a antiga imagem da Virgem Maria na entrada da gruta.

Ali ergueram uma capela para sua veneração e passaram a residir nas proximidades.

Fotografia © Rui C. Barbosa

Sem comentários: