quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

"Guerra às Mimosas" - Área de intervenção e programa do evento

Após uma reunião com o Parque Nacional da Peneda-Gerês, ficou estabelecida a área de intervenção da acção "Guerra às Mimosas". Devo lembrar que esta acção de voluntariado é extremamente importante para o combate às invasoras no nosso único Parque Nacional e que constituí uma primeira fase de uma guerra muito mais longa.

Assim, e tal como se pode observar no mapa em cima, a área de acção estará definida entre as Curvas de S. Bento e a zona de Lamas, sendo esta uma área de acção prioritária. Certamente que a área é grande e que provavelmente, dependendo do número de voluntários e das condições que forem encontradas a 26 e 27 de Fevereiro (meteorologia), poderemos não conseguir cobri-la na totalidade, mas faremos o nosso melhor. Dependendo mais uma vez do número de voluntários presentes, serão constituídas equipas de acção que irão cobrir as zonas que forem indicadas pelos elementos do Parque Nacional que certamente nos irão acompanhar nestes dias. A zona «prioritária» estará entre a Casa Florestal de Lamas e o Miradouro da Boneca, e a zona entre as Curvas de S. Bento e a Casa Florestal de Lamas. Serão formadas equipas de intervenção para cobrir estas duas zonas, que são contínuas. A ideia será «trabalhar» nas zonas mais planas sem entrar em grandes declives e tendo sempre em atenção a segurança de todos e de cada um.

Nunca é demais sublinhar e insistir na necessidade de termos uma ideia prévia do número de pessoas que poderão participar neste evento. Assim, é necessáriuo que enviem um email para rmcsbarbosa@gmail.com indicando a forma como pretendem participar, isto é se estarão presentes nos dois dias ou se somente estarão presentes no dia 26 ou 27 de Fevereiro. Para aqueles que pretendem pernoitar em campismo no Parque de Campismo da Cerdeira, a estadia será gratuíta e para tal é fundamental que nos indiquem essa intenção com a devida antecedência.

Com já foi referido, esta acção é levada a cabo com diversos parceiros como o Parque de Campismo da Cerdeira e a Comunidade 'Gerês' no facebook. Vários outros grupos (escuteiros, grupos e associações de montanha, etc) têm-se associado e toda a ajuda é bem-vinda.

Posso também adiantar o programa geral da acção "Guerra às Mimosas":

Dia 26

9h30 - Concentração no entroncamento para a Casa Florestal de Lamas. Enquadramento dos trabalhos e formação de equipas de intervenção.
12h30 - Almoço.
14h00 - Reinício dos trabalhos.
17h30 / 18h00 - Fim das actividades do dia.
20h30 - Jantar (possivelmente em grupo).
22h00 - Animação (a confirmar).

Dia 27

9h00 - Concentração no entroncamento para a Casa Florestal de Lamas. Enquadramento dos trabalhos e formação de equipas de intervenção.
12h30 - Almoço.
14h00 - Reinício dos trabalhos.

17h30 - Fim da acção "Guerra às Mimosas".

Se tiverem qualquer dúvida sobre a "Guerra às Mimosas", sobre o programa ou sobre como participar, não hesitem em entrar em contacto para o email anterior ou então através da Comunidade 'Gerês' no facebook.

Sem comentários: