sábado, 19 de fevereiro de 2011

Guerra às Mimosas - em pról da biodiversidade


Falta uma semana para a primeira actividade de voluntariado em 2011 destinada ao combate às mimosas numa das áreas afectadas pelo incêndios florestais de Agosto de 2010. A 'Guerra às Mimosas' deverá juntar dezenas de voluntários que nos dias 26 e 27 de Fevereiro irão dar as mãos para ajudar a preservar o nosso único Parque Nacional.


Segundo Manuel de Sousa, "...as mimosas têm grande capacidade de se estenderem rapidamente num solo recém ardido, não dando qualquer hipótese a que outras plantas consigam germinar porque esta consegue germinar a partir do rebentamento da raiz e porque com a passagem de um incêndio num terreno a temperatura elevada quebra o estado de dormência das sementes." É assim urgente desenvolver-se um plano rápido de combate a estas invasoras nas áreas recentemente ardidas e a colaboração de todos terá um papel importante neste combate.

Durante estes dois dias, as equipas de voluntários irão colaborar no arranque das plantas infestantes jovens na zona de Lamas, Terras de Bouro, uma das zonas afectadas pelos incêncios.

Esta acção está aberta à participação de todos que assim podem colaborar na preservação do nosso único Parque Nacional. De notar que nesta acção participam também a comunidade 'Gerês' do facebook e o Parque de Campismo de Cerdeira que oferece a estadia aos voluntários em regime de campismo e um desconto de 20% na estadia em bungalow ou camarata.

A área de acção está definida entre as Curvas de S. Bento e a zona de Lamas, sendo esta uma área de acção prioritária. Certamente que a área é grande e que provavelmente, dependendo do número de voluntários e das condições que forem encontradas a 26 e 27 de Fevereiro (meteorologia), poderemos não conseguir cobri-la na totalidade, mas faremos o nosso melhor. Dependendo mais uma vez do número de voluntários presentes, serão constituídas equipas de acção que irão cobrir as zonas que forem indicadas pelos elementos do Parque Nacional que certamente nos irão acompanhar nestes dias. A zona «prioritária» estará entre a Casa Florestal de Lamas e o Miradouro da Boneca, e a zona entre as Curvas de S. Bento e a Casa Florestal de Lamas. Serão formadas equipas de intervenção para cobrir estas duas zonas, que são contínuas. A ideia será «trabalhar» nas zonas mais planas sem entrar em grandes declives e tendo sempre em atenção a segurança de todos e de cada um.

Nunca é demais sublinhar e insistir na necessidade de termos uma ideia prévia do número de pessoas que poderão participar neste evento. Assim, é necessáriuo que enviem um email para rmcsbarbosa@gmail.com indicando a forma como pretendem participar, isto é se estarão presentes nos dois dias ou se somente estarão presentes no dia 26 ou 27 de Fevereiro.
O programa geral da acção "Guerra às Mimosas" é o seguinte:

Dia 26

9h30 - Concentração no entroncamento para a Casa Florestal de Lamas. Enquadramento dos trabalhos e formação de equipas de intervenção.
12h30 - Almoço.
14h00 - Reinício dos trabalhos.
17h30 / 18h00 - Fim das actividades do dia.

Dia 27

9h00 - Concentração no entroncamento para a Casa Florestal de Lamas. Enquadramento dos trabalhos e formação de equipas de intervenção.
12h30 - Almoço.
14h00 - Reinício dos trabalhos.
17h30 - Fim da acção "Guerra às Mimosas".

Convém ter em atenção que em cada voluntário será responsável pela sua alimentação.

Se tiverem qualquer dúvida sobre a "Guerra às Mimosas", sobre o programa ou sobre como participar, não hesitem em entrar em contacto para o email anterior ou então através da Comunidade 'Gerês' no facebook.

Sem comentários: