quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Duas notícias... por razões distintas.


Hoje é noticiado que em 2011 o combate aéreo de incêndios terá menos verbas (Combate aéreo de incêndios com menos verbas). Não sei porquê, mas vinda de quem vem esta decisão não me surpreende. Um governo em negação desde o Verão passado é algo que me assusta. Para tal, deixo aqui esta fotografia que é para avivar algumas memórias selectivas...


Hoje no Correio do Minho noticia-se que Eram 75 e agora já são 450 cabras do Gerês, num artigo de Costa Guimarães. Ora, o bom jornalismo faz-se confirmando dados, pesquisando. Só uma ajuda, a Cabra do Gerês (a verdadeira), foi extinta em 1890 com o último exemplar a ser abatido na Mata de Albergaria. Por 'extinto' entende-se o total desaparecimento da espécie, subespécies ou grupos de espécies, com o momento da extinção geralmente a ser considerado como a morte do último indivíduo da espécie.

4 comentários:

Alice Lobo disse...

Segundo o Diário de Noticias em 2008 “Extinta no final do século XIX, a 'cabrapyrenaica' regressou à serra Amarela e do Gerês, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, graças a programa de reintrodução executado na vizinha Galiza. Hoje estão contabilizados 400 exemplares ( 40 na Serra Amarela que se expandiram para outros espaços, e os restantes na linha de fronteira que divide o Parque Nacional da Peneda-Gerês do parque galego Baixa Límia-Serra do Xurês)”.
Em 1999 foram avistadas segundo um relato de Miguel Dantas um reixelo (macho adulto), uma fêmea e uma cria, “O relato está expresso no livro A Cabra Montês do Gerês, da extinção à reintrodução, um novo desafio de Miguel Dantas da Gama, recentemente publicado pelo Fundo Para a Protecção dos Animais Selvagens (FAPAS).”
Não entendi bem o que querias dizer com “verdadeira” ? Neste caso temos que pensar que o Lobo também não é o “ verdadeiro”, assim como outros animais, e arbustos que tem vindo a sofrer alterações.
Assim detemos uma maior necessidade em contribuir para a preservação do que ainda existe de “verdadeiro”

Cumprs

Rui C. Barbosa disse...

Citando o Blogue Monte Acima, "...O que existe é a Cabra Montês (Capra Pyrenaica Victoriae) que nunca se extinguiu em Espanha e que após algumas acções de recuperação, conseguiram criar alguns cercados de onde estas Cabras Montês fugiram e repovoaram a zona fronteiriça do PNPG.

A Cabra do Gerês (Capra pyrenaica lusitanica) era uma subespécie da Cabra Montês que se extinguiu em finais do sec. XIX (...)"

Alice Lobo disse...

No Monteacima eu entendi, nao tinha entendi aqui "Por 'extinto' entende-se o total desaparecimento da espécie, subespécies ou grupos de espécies" . Obrigado pela Informação.

Cumprs

joca disse...

O engraçado é que estive a folhear a National Geographic deste mês e não encontrei este artigo. Alguém me pode confirmara a publicação?