domingo, 27 de fevereiro de 2011

Guerra às Mimosas - Acto Primeiro

Em conjunto com o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), decorreu nos dias 26 de 27 de Fevereiro de 2011 a acção Guerra às Mimosas levada a cabo pelo Blogue Carris em conjunto com a página da Comunidade Gerês no facebook e com o apoio do Parque de Campismo de Cerdeira e da Housemouse.

Como é sabido, as mimosas têm grande capacidade de se estenderem rapidamente num solo recém ardido, não dando qualquer hipótese a que outras plantas consigam germinar porque esta consegue germinar a partir do rebentamento da raiz e porque com a passagem de um incêndio num terreno a temperatura elevada quebra o estado de dormência das sementes. Assim, era urgente desenvolver-se um plano rápido de combate a estas invasoras nas áreas recentemente ardidas e a colaboração de todos teve um papel importante neste primeiro combate que certamente não será o último.


Durante estes dois dias, equipas de voluntários colaboraram no arranque das plantas infestantes jovens na zona de Lamas, Terras de Bouro, uma das zonas afectadas pelos incêncios de Agosto de 2010, e na zona do Vidoeiro, Caldas do Gerês.


Esta acção esteve aberta à participação de todos que assim poderam colaborar na preservação do nosso único Parque Nacional.

Agradeço assim ao empenho de todos os voluntários que estiveram presentes nos dois dias da acção. Através do seu altruísmo e dedicação à preservação do ambiente foi possível iniciar-se este processo de combate a estas plantas infestantes na área do PNPG.

Agradeço aos três Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas que estiveram presentes, nomeadamente ao Agrupamento "Pedra Bela", de Vilar da Veiga, ao Agrupamento XIX, de S. Vicente - Braga (aqui e aqui), e ao Agrupamento 424, Nogueira - Braga.

Agradeço também aos grupos de montanha presentes: UPB - Um Par de Botas, N Aventuras e BotaRota.

Um agradecimento muito especial às dezenas e dezenas de voluntários cuja lista seria muito extensa para nomear aqui. Sem dúvida que sem a vossa presença, esta iniciativa nunca teria sido possível.

Agradecimento especial ao Parque Nacional da Peneda-Gerês por acreditar que é possível se fazer um trabalho valoroso com voluntários e que estes podem contribuir para que Portugal tenho um Parque Nacional melhor.

Em nome pessoal quero agradecer a colaboração do Parque de Campismo de Cerdeira que para além de oferecer a estadia gratuíta em campismo, proporcionou facilidades para aqueles que preferiram dormir em camarata ou bungalow. O Parque de Campismo de Cerdeira mostrou assim mais uma vez ser um elemento de dinâmica turística, ambiental e social não só em S. João do Campo como em todo o PNPG.

Um agradecimento especial ao meu amigo Jaime Filipe da Comunicade Gerês pelo grande empenho e dedicação à iniciativa e às causas ambientais e humanas para a construção de uma sociedade e de um futuro melhor e mais justo.

Para terminar, um agradecimento ao grande Emanuel e pelo seu empenho da sua luta diária na conservação da biodiversidade no Gerês e por se manter firme perante a adversidade, seguro do seu rumo de vida. Um bem haja!

Para aqueles que ficaram com registos fotográficos peço que me enviem alguns dos vossos registos para o email.

Fotografias © Rui C. Barbosa

9 comentários:

Lírio disse...

Olá Rui!
Foi com muito prazer que dei um pouco de mim à serra mais linda de Portugal!
Os meus sinceros parabéns pelo vosso trabalho de criar e organizar toda esta acção, que não deve ter sido nada fácil, e também agradeço pois aprendi muito graças a vocês todos.
Foram todos muito prestáveis e toda a gente colaborou muito bem, e em conjunto no terreno!
Podem crer que este fim de semana ficou bem marcado nas nossas memórias e futuramente não vai haver pequena mimosa que escape, se por acaso tiver a infelicidade de se atravessar no nosso caminho!
Um grande abraço!

joca disse...

viva Rui,

Parabéns pela iniciativa, no Sábado não pude ir. Fui ter convosco no Domingo mas não vos encontrei. No cruzamento para a casa de Lamas ainda encontrei outro amigo que também estava à vossa procura, mas não estavam mais carros por lá. Ainda desci à Caldas para ver se vos encontrava, mas não vi ninguém. Vocês estavam onde?

Rui C. Barbosa disse...

Depois da concentração fomos para uma zona um pouco acima do local de merendas do Vidoeiro, Caldas do Gerês. Foi uma opção do PNPG fazer alguma limpeza nesse local e assim os carros também ficavam mais resguardados, pois no Sábado cinco das viaturas acabaram por ser assaltadas numa onda de assaltos que varreu aquela zona de Terras de Bouro.

Paulo Figueiredo disse...

Boas

Parabéns a todos os que participaram na "Guerra" e a ti companheiro um simples obrigado do tamanho do Gerês, e conta comigo para as próximas batalhas.

Até breve
Paulo

White Angel disse...

Parabens Rui por mais um iniciativa que so prova a paixão que tens por essa serra...
A ver se numa proxima vez posso dar meu contributo.

Saudações montanheiras

joca disse...

Ontem quando fui procurar o mapa ao Tude de Sousa para confirmar o nome do curral reparei numa coisa que me tinha passado despercebido. Vou tentar recolher mais informação, mas o PNPG pode estar a sofrer de más opções relizadas na reflorestação do Gerês. A presença das mimosas no Gerês pode ser muito mais antiga do que julgava.

DuK disse...

Penso que as mimosas (acacias) surjem no PN aquando das primeiras intervenções dos serviços florestais, não tendo a certeza absoluta, acho que nos relatos de Tude de Sousa, ele menciona algumas especies exoticas entretanto plantadas e as mimosas são uma dessas especies. Curiosamente até sequoias gigantes foram plantadas à semelhança das que (penso que ainda)existem na cerca de Tibães...

Rui C. Barbosa disse...

Segundo um dos funcionários que nos acompanhou no Domingo de manhã... existe uma sequóia logo acima do parque de merendas no Vidoeiro.

DuK disse...

Se não me falha a memoria a descrição de Tude de Sousa fala mesmo no Vidoeiro mas sempre pensei que já não existissem... lá vamos nos ter de a visitar um dia destes :)