quarta-feira, 30 de junho de 2010

Notas Históricas (CXLVI)

Carris, 25 de Fevereiro de 1943

Este é um excerto do livro em preparação sobre a História das Minas dos Carris:

Chegados a um acordo, tanto o grupo encabeçado por José Maria Gonçalves de Freitas como a Domingos da Silva, Lda. iriam ceder os direitos dos respectivos registos mineiros. A primeira cessão de direitos dá-se a 25 de Fevereiro de 1943 numa sessão que tem lugar na cidade do Porto e onde comparecem José Maria Gonçalves de Freitas, António Barroso, Domingos Lopes, Domingos Gonçalves Ferreira e Adriano Ferreira Fontes, detentores do registo mineiro n.º 318 com a designação “Carris e Salto do Lobo” na Câmara Municipal de Montalegre, e António Augusto, um químico do Porto. O nome de Adriano Ferreira Fontes (de Lousado – Famalicão) surge aqui pela primeira vez como sócio do grupo de José Maria Gonçalves de Freitas o que significa que ou terá entrado para a sociedade num período mais tardio da contenda ou então o seu nome terá sido ignorado em todo o contencioso que se arrastou nos meses anteriores.


A passagem dos direitos do registo mineiro n.º 318 de Montalegre é feita em troca da quantia de 80.000$00 e António Augusto fica ainda com o encargo de pagar “…todos e quaisquer impostos e contribuições, de qualquer natureza, que venham a ser devidos pela referida concessão e que, por qualquer motivo, o respectivo pagamento seja da responsabilidade deles cedentes em data anterior…” à que a escritura é feita.


No mesmo dia e no mesmo local é feita uma nova cessão de direitos entre António Augusto Gomes e Hans Carl Walter Thobe, sócio-gerente e representante da Sociedade Mineira dos Castelos, Lda. tal como aconteceu na primeira cessão de direitos, esta envolve também o pagamento de 80.000$00 com a sociedade a assumir todos e quaisquer encargos com a concessão mineira.


Ainda a 25 de Fevereiro tem lugar uma terceira sessão de cessão de direitos desta vez entre a firma Domingos da Silva. Lda. e Hans Carl Walter Thobe. Curiosamente, e ao contrário do que sucedera na cessão de direitos entre o grupo de José Maria Gonçalves de Freitas e António Augusto Gomes, este surge referido como sócio-gerente e representante da Domingos da Silva, Lda., tendo-lhe sido outorgados direitos para tal numa reunião levada a cabo a 23 de Fevereiro . Nesta sessão, António Augusto Gomes cede todos os direitos da concessão mineira do “Salto do Lobo” identificada como localizada no Lugar de Carris, Cabril. A cessão dos direitos é feita pela quantia de 95.000$00. Na acta da cessão de direitos é referido que:


“…em virtude do primeiro outorgante ter cedido hoje à sua representada todos os direitos que tinha ao pedido de concessão mineira de volfrâmio denominada “Carris e Salto do Lobo”, efectuado a vinte de Setembro de mil novecentos e quarenta e um e registado na Direcção Geral de Minas e Serviços Geológicos sob o número dez mil novecentos e noventa e quatro, com base no registo número trezentos e dezoito, feito na Câmara Municipal de Montalegre, em onze de Julho do mesmo ano e que ao dito primeiro outorgante haviam sido cedidos por José Maria de Freitas, António Barroso, Domingos Lopes, Domingos Gonçalves Pereira e Adriano Ferreira Fontes e ainda, por efeito dos endossos dos registos mineiros números duzentos e oitenta e três, de doze de Maio e números duzentos e noventa e seis, de seis de Junho, ambos do ano de mil novecentos e quarenta e um, e dos endossos números duzentos e noventa e nove, de dezasseis de Junho do mesmo ano, e trezentos e vinte e sete, de vinte e oito de Julho do dito ano, feitos, também, à mesma sua representada, ficam unificados e pertencendo à entidade que representa os ditos dois pedidos de concessão e registos mineiros efectuados na mesma área.”


Com esta cessão de direitos é assim sanado um conflito que impediu durante quase dois anos a devida exploração mineira da zona do Salto do Lobo. Com a unificação de vários pedidos de concessão e respectivos registos mineiros em nome da Sociedade Mineira dos Castelos, Ldª., está assim aberta a porta para o início de uma exploração a nível industrial dos depósitos mineiros dos Carris.

Fotografias © José Rodrigues de Sousa / Rui C. Barbosa

Sem comentários: