segunda-feira, 14 de junho de 2010

Notas Históricas (CXLIV) - Informação sobre a mina do Salto do Lobo em Fevereiro de 1945

Informação da Circunscrição Mineira do Norte relativa ao plano de lavra da concessão mineira do Salto do Lobo, a primeira das Minas dos Carris, em princípios de 1945.

INFORMAÇÃO


A mina de volfrâmio denominada "SALTO DO LOBO", fica situada na freguesia de Cabril, do concelho de Montalegre e distrito de Vila Real.


O jazigo desta mina é constituído por dois filões quartzosos, verticais, encaixados nos granitos do Norte do País, com direcções paralelas Norte - Sul.


Um destes filões, filão principal, já está reconhecido numa extensão de 750 metros, apresentando uma possança média de 0,20 metros mineralizado pela volframite. O outro filão, "filão Paulino", ainda não está suficientemente estudado, pelo que a Direcção Técnica só apresenta, por enquanto, plano de lavra para o "filão principal".


TRAÇAGEM - Às cotas de 1.450,00, 1.425,00 e 1.400 metros serão abertas, a meia encosta, galerias em direcção, com a secção trapezoidal, com bases de 2,00 x 1,50 m e altura de 2,00 m, que constituirão três pisos. Abaixo da cota 1.400,00 m serão estabelecidos tantos pisos quantos a mineralização do filão aconselhar, para o que será aberto um poço vertical no filão, com a secção de 3,60 x 1,40 m, dividido em três compartimentos, sendo dois destinados à extracção e esgoto e outro para a circulação do pessoal. Deste poço e de 25 em 25 metros partirão galerias em direcção, com a secção trapezoidal, com bases de 1,50 x 1,20 m e altura de 1,80 m, que constituirão novos pisos.


Os diferentes pisos comunicarão uns com os outros por meio de chaminés, alternadas de piso para piso, distanciadas de 40 metros, chegando à superfície as que partem do primeiro piso, bem assim as do quarto piso para Sul do poço de extracção.


DESMONTE - O jazigo fica assim dividido em maciços de 40,00 x 25,00 m, que serão desmontados pelo método dos degraus invertidos, seguido de enchimento.


ENTIVAÇÃO - Todos os trabalhos serão entivados quando for necessário.


VENTILAÇÃO - Far-se-á naturalmente pelas chaminés, galerias em direcção e poço.


ESGOTO - Nos pisos acima da cota 1.400 m far-se-á ao longo das galerias em direcção, por meio de valetas, directamente para o exterior e abaixo daquela cota far-se-á pelas galerias que conduzirão a água até à caldeira do poço e daqui, por meio de baldes ou bomba, subirá a água até à superfície.


Tanto a traçagem como o método de desmonte se adaptam às características do jazigo, pelo que se julga o plano de lavra desta mina em condições de poder merecer  Superior aprovação.


Porto e Circunscrição Mineira do Norte, em 22 de Fevereiro de 1945


O AGENTE TÉCNICO DE ENGENHERIA DE MINAS,
Adelino dos Santos Lemos

Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: