terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O património perdido da Peneda-Gerês (II)

Esta é a segunda entrada referente ao património perdido da Peneda-Gerês que pretende listar todas as antigas casas florestais que existem dentro da área do nosso único parque nacional.

Hoje visitamos a Casa de Junceda localizada muito próximo do Miradouro da Junceda e junto do início do Trilho Interpretativo da Silha dos Ursos.

A Casa de Junceda encontra-se em relativo bom estado apesar de serem visíveis as marcas de tentativas de vandalização. De facto, não me parece que demore muito tempo até o acesso ao interior da casa ser violado. O seu aspecto exterior está desgastado pelos elementos e muitas das pequenas vidraças das portas e janelas estão já partidas, permitindo assim a entrada da água da chuva.

Penso que esta casa terá sido utilizada pelas mesmas pessoas que em tempo utilizavam a antiga Casa do Clube Académico do Porto localizada na Mata de Albergaria (corrijam-me se estiver errado!). Não sei nesta altura se a Casa de Junceda ainda está em utilização.

O acesso relativamente fácil à casa permite a sua visita exterior. O acesso é feito por uma estrada florestal em terra batida e em relativo mau estado que começa no primeiro cruzamento que encontramos para quem segue pela estrada que liga S. João do Campo às Caldas do Gerês.

A Casa de Junceda está localizada a uma altitude de 924 metros e nas coordenadas 41º 44'44N - 8º 10'11O (Folha 30).

Fotografias: © Sílvia Carvalho

5 comentários:

Carlos Moreira disse...

Olá Rui
O Academico F Clube tinha uma secção de montanha na qual faziam parte montanheiros pioneiros em Portugal como o Caldeira, Monteiro, etc..e foram estes montanheiros que construiram com as suas proprias mãos o primeiro refugio de montanha em Portugal, estou a falar da casa da mata da Albergaria que foi destruida pelos meios naturais e de momento esta quase no chão. Como esta casa estava na zona de protecção total, foi fechada e em acordo o PNPG atribuiu a casa da Junceda ao AFC. O protocolo foi efectuado e funcionou durante 4 anos, na qual eu geria a mesma pois era na altura responsavel pela secção de montanha do AFC. Entretanto o presidente do AFC (de momento já não lá mora) meteu o PNPG em tribunal pois dizia o ex-presidente que o AFC ficou lesado com a perda da casa da Albergaria e exigiu ao PNPG uma indeminização. Na altura a casa da Albergaria foi levantada em terreno não registado e o parque na acção de tribunal ganhou o caso e o AFC perdeu a casa que de momento esta a degradar-se como as fotos apresentam. Bom é uma pena mas espero um dia poder ver essa casa no activo e a servir de abrigo aos montanheiros.

Abraço

Carlos

Carlos Moreira disse...

Já agora aproveito para informar que a maior parte dos moveis, quadros e demais objectos que estão dentro da casa da Junceda são da minha propriedade. Claro que já estará tudo podre mas gostaria de recuperar alguns objectos. Irei falar com alguem no PNPG para ver se consigo o pretendido.

Carlos

Rui C. Barbosa disse...

Olá Carlos,

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Sem dúvida mais um património e uma parte da História que se vai perdendo aos poucos.

Abraço!

Rui C. Barbosa disse...

Já agora Carlos, será que terás fotografias antigas da Casa da Albergaria das quais seja possível cederes cópias?

Um abraço!

Anónimo disse...

Nem há 10 anos passei uns dias bem agradáveis nesta casa