sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O caminho para os Carris


Uma das questões que sempre me intrigou foi a origem e abertura / construção do caminho / estrada para os Carris. Hoje sabemos que pelo Vale do Alto Homem chegaram a existir dois acessos pelo menos a partir da Água da Pala. Era aqui que o caminho original para o alto da Serra do Gerês atravessava o Rio Homem, seguindo depois pelo margem direita do rio até pouco depois do Modorno, voltando aqui a atravessar o rio para a margem esquerda ainda antes do Teixo. Ainda hoje podemos ver com condições de luz e de vegetação favoráveis, o traçado deste caminho em algumas partes da margem do Homem.

O caminho / estrada florestal que hoje conhecemos terá sido aberta pela Sociedade Mineira dos Castelos Lda. a partir de Maio de 1943 por forma a proceder ao transporte dos materiais, maquinaria e mantimentos para a sua concessão mineira do Salto do Lobo. Os trabalhos de melhoramento foram realizados desde Albergaria. Desde então a estrada foi submetida a várias intervenções de manutenção e melhoramento tendo no entanto vindo-se a degradar até se tornar no estado intransitável actual.

Tal como acontece com a maior parte dos trilhos de pé posto existentes na Serra do Gerês, parece-me impossível tentar datar o traçado original do caminho secular até às Abrótegas e depois até aos píncaros serranos locais.

As fotografias seguintes provam que de facto já existia um caminho para as altura serranas em 1908. É provável que este caminho tenha sido preparado para a grande sessão de caça venatória que ocorreu em Setembro de 1908, mas esta é uma pura especulação e é bem provável que o caminho seja muito mais antigo.


Fotografias © Rui C. Barbosa - Todos os direitos reservados

Sem comentários: