segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O património perdido da Peneda-Gerês (I)

Na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) existem cerca de 30 casas florestais construídos nos tempos dos Serviços Florestais e que serviram de residência aos antigos guardas florestais responsáveis por determinadas áreas no perímetros florestal da quatro serras que compõem o PNPG.

Não sei como se desenrolou o processo de abandono destas casas não só no PNPG como em todo o país. O que é certo é que existe um valioso património que foi deixado ao abandono e somente uma pequena percentagem terá sido reaproveitada. Penso que em tempos as casas terão sido da responsabilidade da Direção Geral do Património do Estado (DGPE) e muitas vezes surgiram as notícias de que muitas deles poderiam ser vendidas a privados ou passadas para a responsabilidade das câmaras municipais.

O que se encontra no território do PNPG é o reflexo do abandono de um património que já não nos espanta. Sem dúvida havendo muitos interessados na recuperação das casas, surgirão sempres os habituais interesses pessoais, corporativos ou outros para impedir que um património se perca para sempre. Em muitos dos casos já não haverá recuperação possível.

A primeira das quase 30 casas plorestais da Peneda-Gerês que hoje aqui mostro é a Casa de Lamas localizada na Serra do Gerês. Esta casa está situada junto de um estradão florestal ao qual se tem acesso a partir da estrada entre S. João do Campo e as Caldas do Gerês um pouco à frente do desvio para a Junceda (sentido S. João do Campo - Caldas do Gerês).

A casa está em estado de pré-ruína. Vandalizadas as portas e as janelas, vandalizada pelos muitos utilizadores que destruiram paredes, arrancaram ricas de madeira, arrancaram o soalho, é agora abrigo dos garranos nas noites mais frias ou do Sol inclemente do Verão. AS paredes estão pintadas de tags e graffitis, sendo testemunha de que muitos dos grupos que caminham na montanha não terão o respeito que devem pelo património e por dedução pela Natureza por onde caminham. O mesmo acontece com o anexo que sem sem portas já serviu a abrigo a muitos animais...

As coordenadas da Casa de Lamas são 41º 43'34N - 8º 10'45O e está situada a uma altitude de 751 metros.

Penso que com um forte investimento seria uma casa recuperável pois a parede exterior parece-me em bom estado.

Fotografias: © Sílvia Carvalho

2 comentários:

Jorge Sousa disse...

Este assunto é mais uma ferida aberta pelos nossos governos que desperdiçam este maravilhoso património arquitectónico. Existem diversas possibilidades de utilização para estas casas, mas os nossos governantes estão mais interessados em encher os bolsos. Excelente post, Rui. Abraço, Jorge Sousa www.bota-rota.blogspot.com

Joao Dias disse...

Viva Rui,
Já a alguns dias que não passava por aqui.
Este assunto é de estrema importância visto que estas casas,que serviram de habitação aos guardas florestais, no tempo do antigo regime,hoje estão no total abandono do Estado Português.
Já tive oportunidade de chamar à atenção num poste que editei no http://trutaseserras.blogspot.com/2009/12/total-abambono-do-patrimonio-portugues.htmlerras.blogspot.com/
Continue a tocar nas feridas abertas!!!...
Abraço,
João Dias