terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O património perdido da Peneda-Gerês (XI)

Entre as antigas casas florestais do Parque Nacional da Peneda-Gerês, existem também casos felizes de recuperação das mesmas como é o caso da Casa do Guarda de Lamas de Mouro e a Casa do Guarda das Veigas já perto de Castro Laboreiro, na Serra da Peneda. Estes sem dúvida que não são exemplos de um património perdido, antes bem pelo contrário... Porém, e infelizmente, são as excepções que confirmam a regra!

A recuperação da casa de Lamas de Mouro esteve inserida num conjunto de obras a quando da construção da Porta de Lamas de Mouro. Na mesma altura procedeu-se à recuperação do antigo Centro de Interpretação do Parque Nacional da Peneda-Gerês que suponho ter sido um edifício dos Serviços Florestais dedicado aos viveiros que então existiam naquela zona. Junto da antiga casa do guarda foi também construído um edifício com instalações sanitárias e estruturas de apoio ao visitantes, raras no resto da área do Parque Nacional fazendo assim de Lamas de Mouro um exemplo único em toda a área protegida. Pena que não se tenha seguido o exemplo em outras zonas do nosso parque nacional para bem dos residentes e dos visitantes.

A antiga Casa do Guarda de Lamas de Mouro, hoje transformada num bar, está localizada a 42º 02'22N - 8º 11'50O e a uma altitude de 881 metros (GPS).

Fotografias: © Rui C. Barbosa

1 comentário:

SudEx disse...

Só foi pena terem areado as paredes em vez de manter a pedra à vista.. ainda assim, está muito bem!

PS: fui ver o site da adere, então agora já só resta uma casa-abrigo e uma retiro?... ou seja, enquanto deu pra alugar sem ter de gastar dinheiro em manutenção, foi dando, agora fecha-se tudo e já está.... vergonhoso.....