domingo, 7 de fevereiro de 2010

O património perdido da Peneda-Gerês (IV)

Hoje subimos até à Pedra Bela, ponto quase épico das caminhadas termais e dos tempos de ouro das Caldas do Gerês, para visitar umas das casas florestais mais peculiares no interior do território do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Estando situada num ponto elevado, a observação permite uma vasta abragência do Vale do Rio Gerês, da Serra do Gerês, Serra Amarela, Serra da Cabreira e de largos horizontes até à Serra do Sameiro (Braga), Larouco, Marão, etc.

De facto, para além da casa florestal composta por um edifício usual de arquitectura típica, existe uma torre de vigilância dos fogos florestais e uma série de outros edifícios mais pequenos que serviriam de apoio às antigas instalações principais.

A casa florestal da Pedra Bela tem uma ocupação sazonal que varia consoante as épocas de fogos. No entanto, esta ocupação é relativa pois a utilização é quase em exclusivo da torre de vigilância. A casa florestal em si está vazia. Tal como acontece com a maioria das casas florestais, a maior parte das janelas e portadas estão em mau estado quer devido ao mau tempo quer devido á sistemática vandalização dos espaços. O mesmo acontece com os edifícios anexos vandalizados na sua totalidade. Curiosamente quando passei por um destes edifícios ainda se viam as brasas a arder na lareira, sinal de que havia sido utilizado para passar a noite (quem lá ficou não teve o cuidado de se acautelar e de apagar o fogo ou fazer uma limpeza ao que por lá deixou).

O local onde a casa florestal da Pedra Bela se encontra transporta-nos no tempo e convida-nos à descoberta dos pequenos recantos e segredos do Gerês de outros tempos. De tempos onde a floresta era cuidada e vista como bem precioso, alg0 para ser conservado. Infelizmente hoje o local não passas de uma triste recordação do que foi em tempos.

Está situada a 41º 42'45N - 8º 09'04O a uma altitude de 841 metros (GPS).

Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: