quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Limpando o acesso às Minas dos Carris em Janeiro de 1951

 


A 8 de Julho de 1950 é constituída a "Sociedade das Minas do Gerez, Lda." que irá explorar o complexo mineiro dos Carris a partir de 1951.

A extracção, tratamento e comercialização dos minérios de volfrâmio, estão suspensos no território nacional entre Junho de 1944 e Dezembro de 1945 / Janeiro de 1946, por decisão do Governo de Oliveira Salazar, com a “…efectiva retoma dos trabalhos no subsolo e de exportações continuadas…” a ocorrer somente em Dezembro de 1946 (Nunes, João Paulo Avelãs – “O Estado Novo e o Volfrâmio (1933-1947), página 486).

Para além dos pedidos de concessão e de registos mineiros, pouco se sabe do que terá ocorrido nas Minas dos Carris no período de abandono por parte da Sociedade Mineira dos Castelos, Lda. e o início dos trabalhos da Sociedade das Minas do Gerez, Lda.

No entanto, registos fotográficos datados mostram que a partir de Janeiro de 1951 foi reiniciada a actividade nas minas. De facto, a fotografia em cima mostra a limpeza do troço final de acesso ao complexo mineiro, nomeadamente parte da estrada mineira que percorre a Corga da Carvoeirinha.

Na fotografia, identifica-se Armando Espada (segundo a contar da direita) então capataz de parte do grupo de trabalhadores que reactivaram as instalações mineiras.

Fotografia © Paulo Gaspar / Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: